Geral

Ensino superior gratuito e de qualidade no interior vira realidade com o TO Graduado

Publicado

em

A Lei n° 4.003/22 que institui o Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica, denominado TO Graduado, do Governo do Estado, sob a coordenação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins, no último dia 7, e publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, o projeto, que funcionava a partir de uma medida provisória, criada em junho deste ano, passa a existir por força de lei estadual.

Conforme a lei, o TO Graduado, que ofertará cursos tecnólogos em municípios com menos de 10 mil habitantes, será realizado no período de 2022-2027, tendo como missão promover o ensino universitário, com qualidade e inovação, a fim de contribuir para a formação profissional e cidadã, priorizando o desenvolvimento social, econômico, cultural, político e sustentável do Tocantins.

Com o vestibular realizado em agosto passado, 687 estudantes ingressaram nos três cursos ofertados atualmente pelo projeto: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Tecnologia em Gestão Pública, distribuídos nas cidades de Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Palmas, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo. E para janeiro próximo, já é previsto um novo processo seletivo.

A diretora de Educação Tecnológica da Unitins, Kátia Gomes, antecipa que serão mil novas vagas aos cursos tecnólogos ofertados. “O TO Graduado está oportunizando a democratização do ensino superior no Tocantins, atingindo cidades que não tinham a opção de um ensino público de qualidade. Traz a possibilidade de alavancar a economia local e a qualificação da sociedade, além de colaborar para que os estudantes não precisem sair dos seus municípios”, comemora.

Para a pró-reitora de Graduação Unitins, Alessandra Ruita Czapski, o objetivo proposto pelo projeto já começou a ser atingido. “Cumprimos esse primeiro módulo de forma qualitativa, colocando no eixo a metodologia, em conjunto com os diversos atores desse processo, que são os professores das disciplinas, os multidisciplinares, os tutores e os professores conteudistas. Estamos extremamente realizados com o cumprimento desse projeto, temos as salas cheias e a satisfação do aluno que tem a oportunidade de ter ensino de qualidade e gratuito, através da Unitins instalada por meio dessas unidades acadêmicas nos municípios”, considera, acrescentando que tem recebido retornos de acadêmicos e docentes satisfeitos com a qualidade do ensino ofertado.

A acadêmica Neide Sousa, do curso de Gestão Pública, do município de Guaraí, corrobora as afirmações da pró-reitora. Neide diz que, “se não fosse pelo projeto, não teria oportunidade de fazer meu tão sonhado curso superior. Estou amando”.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, também comemora a validação da medida provisória na Assembleia Legislativa. “A aprovação da Lei n° 4.003 mostra que a Casa de Leis entende a importância e o valor do projeto TO Graduado para a evolução do ensino superior público e gratuito ofertado pela Unitins nas 11 cidades do interior do Estado, além de Palmas, dando a oportunidade para os tocantinenses que não tinham condições de fazer um curso superior de terem seu futuro transformado pela Educação. Comemoramos também que a escolha dos cursos ofertados nos municípios obedece às potencialidades e particularidades de cada região. Este projeto foi uma ação assertiva do governador Wanderlei Barbosa, validado pela Assembleia Legislativa e que, com certeza, ainda trará muitos frutos e formará muitos tocantinenses até 2027, como prevê a lei”, comenta o reitor.

O TO Graduado conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que disponibiliza as salas de aula em escolas da rede estadual de ensino, para a realização das atividades pedagógicas das graduações; sala para laboratório de informática; sala administrativa e espaço de convivência para os estudantes a serem atendidos. 

Todas as despesas decorrentes da execução das ações do TO Graduado ocorrem por conta de dotação orçamentária advinda do orçamento próprio da universidade, de emendas parlamentares e recursos oriundos de contrapartidas financeiras.

Projeto TO Graduado, coordenado pela Unitins, beneficia estudantes de 12 municípios do Tocantins – Unitins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA