Distrito Federal

Enfermeiros recebem reconhecimento por serviços na pandemia

Publicado

em


“A gente dá o sangue aqui. E você saber que tem um reconhecimento, que as pessoas estão vendo esse nosso trabalho, essa nossa luta, é uma gratificação bacana.”

O comentário é da enfermeira Vânia Nascimento Diniz, 46 anos. Ela e mais cinco colegas de profissão foram homenageados no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá. Eles receberam nesta segunda-feira (17) certificados de reconhecimento por bons serviços prestados com a intensificação das atividades na linha de frente do combate à pandemia.

Homenagem prestada à equipe de enfermagem será estendida para outros setores do hospital público | Foto: Divulgação / SES-DF

“Enfermagem é isto: é amor, é doação, é carinho” Vânia Diniz, enfermeira

Pelos pacientes

Os servidores homenageados trabalham na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Ala de Internação do hospital público.

Servidora há três anos e lotada na ortopedia, Vânia conta que ficou muito feliz pela homenagem. Na avaliação dela, a profissão se resume em uma palavra: amor. “Eu creio que as pessoas estão realmente necessitando do nosso trabalho e também do nosso carinho. Enfermagem é isto: é amor, é doação, é carinho”, considera

Antes da entrega dos certificados, a Gerência de Enfermagem do HRL preparou um mural no corredor interno do hospital para homenagear os profissionais.

Um banner também foi colocado na entrada do hospital em alusão à Semana da Enfermagem, que começou na quarta-feira passada (12) e vai até esta quinta-feira (20).

“A maneira de expressar um maior reconhecimento foi entregar um certificado” Karine Nunes, supervisora de enfermagem

Gratidão e emoção

Os certificados foram entregues aos servidores do ambulatório, com participação da equipe de voluntariado, da equipe técnica da ortopedia e com ajuda da enfermeira obstétrica.

Além da dedicação, o envolvimento emocional também é muito forte. A supervisora de enfermagem, Karine Leite Nunes, comentou que, antes da entrega do certificado, a homenagem com nomes no mural gerou um sentimento de gratidão entre os profissionais.

“Primeiro, teve a ideia do reconhecimento por meio de cartazes com os nomes. Com isso, a gente viu o quão gratificante eles ficaram de ver seu nome ali naquele pequeno espaço”, destaca a supervisora. “A maneira de expressar um maior reconhecimento foi entregar um certificado. Assim, o servidor além de ter a sua gratificação, tem o reconhecimento”.

Há três semanas atuando como voluntária no Hospital da Região Leste, Cristiane Maria Leandro Siqueira, 38 anos, moradora de São Sebastião, enalteceu a homenagem feita pela chefia de equipe: “O reconhecimento é válido porque a gente precisa desse auxílio. A carga é muito grande de você ver as pessoas sofrendo, angustiadas, e acaba que você tem que ter essa palavra para confortar a pessoa”.

A iniciativa está sendo ampliada também para outros setores. Também receberão os certificados: enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, copeiras e servidores da equipe de limpeza. Ao todo, 100 professores serão homenageados.

Semana da Enfermagem

A comemoração do Dia Internacional da Enfermagem, na quarta-feira passada (12), serviu para abrir a Semana da Enfermagem na Região de Saúde Leste.

A Casa de Parto de São Sebastião recebeu os profissionais com um café da manhã. Desde então até esta terça-feira, acontece a Semana da Enfermagem da Casa de Parto, no auditório da unidade. Ainda está prevista a montagem de um mural em homenagem a todos os profissionais da enfermagem da Casa de Parto.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA