Minas Gerais

Emprego é recomeço para seis jovens do Sistema Socioeducativo de Juiz de Fora

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Oportunidades de trabalho representaram a chance de começar novamente para seis adolescentes que cumprem ou acabaram de deixar a medida socioeducativa em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

Os jovens foram selecionados para trabalhar como menores aprendizes em uma rede de supermercados, Bahamas, e agora podem, no novo emprego, replicar os conhecimentos profissionalizantes adquiridos dentro das unidades socioeducativas de internação e de semiliberdade no município.

Trabalho

A contratação efetiva aconteceu nesta quinta-feira (14/1) e foi intermediada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que também será responsável pelo acompanhamento profissional dos adolescentes.

A carga de trabalho será de 20 horas semanais, para garantir que eles continuem a cumprir, integralmente, o horário escolar. Uma das novidades é que, além do trabalho “prático” no supermercado, acontecerá um reforço de conteúdo e aprendizado, duas vezes por semana, no Senac.

Para concorrer às vagas, os jovens passaram por treinamentos no Centro Socioeducativo e na Casa de Semiliberdade de Juiz de Fora, em dezembro passado. É que, dos seis jovens selecionados, quatro cumprem medida de internação, um de semiliberdade e outro é egresso, mas que continuou indo ao sistema socioeducativo para terminar a capacitação.

As atividades, chamadas de Jovens Protagonistas do Futuro, prepararam os jovens para as entrevistas de emprego, comportamento e atuação laboral, além de abordagem questões de formação pessoal e cidadã.

Transformação

José Guilherme*, 18 anos, é um dos novos contratados. Recebeu a notícia do novo emprego junto com a mãe, Luíza Pires*, durante uma visita no Centro Socioeducativo. “Eu fiquei muito feliz e ele muito animado. Os olhos dele se encheram de lágrimas. Eu vejo uma grande transformação no meu filho desde quando ele entrou aqui. Essa chance chega para completar a medida e ajudar ele sair daqui com uma nova vida”, afirma.

Para José, a meta é aproveitar o máximo possível a oportunidade e ter um futuro estável. “Estou muito alegre com esse emprego, vou poder ajudar a minha família e ter uma profissão. Participar do curso foi muito importante para saber, por exemplo, como me portar. Lembro da professora nos dizendo para ter paciência e, mesmo nervoso, consegui me acalmar na minha primeira entrevista de emprego. Agora estou ansioso para começar a trabalhar, orientando clientes, embalando produtos e arrumando os estoques”, conta o jovem.

Tão animado quanto os jovens está o diretor do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, Osnério Abreu. Como ele destaca, educar e interromper a trajetória infracional são metas da gestão.

“Com essas parcerias conseguimos proporcionar para o adolescente a oportunidade de participar do projeto. A profissionalização é um dos eixos da medida socioeducativa e, para mim, é um dos mais importantes, porque ao término da medida, esse adolescente vai sair empregado e com a possibilidade de continuar contratado pela empresa”, reforça.

Tratativas

Para que tudo desse certo para os jovens, um grande esforço foi iniciado em setembro do ano passado, por meio de contatos e reuniões do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora com Ministério Público do Trabalho.

O pano de fundo dessas contratações é o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra, uma parceria do Governo do Estado – com grande participação da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) – com o Ministério Público de Minas Gerais. O Descubra foi implantado em agosto de 2019 e que tem, em Juiz de Fora, sua primeira expansão para o interior.

A direção do da rede supermercadista Bahamas reconhece a importância de atuar na reinserção desses jovens e afirmou, por meio de nota, que tem preparado seus funcionários para receber os novos companheiros de trabalho. Segundo a empresa, os profissionais estão engajados, comprometidos com esta causa.

“Nossos líderes se desenvolvem tendo um olhar mais minucioso diante das necessidades e potencialidades de cada um e, nas equipes, fortalecem o senso de cooperação e comprometimento. Temos certeza que juntos com os nossos parceiros podemos desenvolver um trabalho que fará a diferença”, consta na nota.

O Ministério Público do Trabalho, por meio do coordenador do Projeto de Inserção de Aprendizes no Trabalho, José Tadeu de Medeiros Lima, se prontificou a criar uma cota nas empresas de Juiz de Fora para atender adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa para que iniciativas, como a do Bahamas, possam ser replicadas.

*Nomes fictícios para preservar as identidades dos entrevistados, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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