Minas Gerais

Emater-MG já distribuiu 12 mil mudas de plantas nativas para agricultores

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Uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), no município de Liberdade, no Sul do estado, vem colocando em prática uma agenda de educação ambiental desde 2015. O projeto Liberdade Sempre Verde tem contribuído com a formação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, por meio de ações que incentivam cuidados e proteção do meio ambiente do município, nas áreas urbanas e rurais. 

A ação também tem ajudado produtores e agricultores familiares que desejam recuperar áreas e nascentes degradadas de suas propriedades, com a distribuição de mudas de plantas nativas da região e da Mata Atlântica.  

Com a participação dos alunos da Escola Estadual Frei José Wulff e da Escola Municipal Professor José Estevão foram revitalizadas duas nascentes das comunidades rurais Mato Virgem e Vargem da Imagem, com foco na melhoria do abastecimento de água para 122 moradores. No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município foi montado um horto, com cobertura e irrigação aérea, para que os estudantes plantassem sementes de espécies nativas e cuidassem das mudas formadas.

O extensionista agropecuário do escritório local da Emater-MG, em Liberdade, e também autor do projeto, André Luiz Rezende, explica que as mudas cultivadas no horto foram plantadas não somente no entorno das nascentes, mas também em uma praça da cidade e em um terreno da prefeitura. Todo plantio foi executado pelos estudantes antes da pandemia, entre 2018 e 2019.

Motivação e logomarca

“Esse projeto motivou muito. Os alunos fizeram passeata pelas ruas da cidade para apresentá-lo à população e chamar a atenção para a preservação do meio ambiente. Eles limparam a praça e fizeram o plantio de 350 mudas de ipês de três cores, que foram doados por duas empresas. Também participaram da arborização da área institucional que tem 2 mil metros quadrados”, conta o técnico da Emater-MG.

A professora Najara Christiane de Carvalho, que na época dava aulas nas duas escolas públicas, a estadual e a municipal, participou de todo o processo e é testemunha da motivação que estimulou estudantes e professores, na ocasião.

“O projeto foi em três etapas. Trabalhamos o tema dentro das salas de aula; levamos os alunos da 6ª série para fazer o plantio na serra, na beira das nascentes. Numa outra etapa, mobilizamos as turmas da 7ª, 8ª, 9ª e ensino médio para o preparo das sementes, no horto. Foram dois anos de trabalho e eles perceberam a importância das árvores e nascentes”, relata.

Principais agentes do projeto da Emater-MG local, os estudantes participaram coletivamente de todas as ações e decisões da iniciativa, inclusive com a promoção de um concurso de desenho para escolher a logomarca do trabalho. A aluna Maria Carolina da Silva Vita, de 17 anos, foi a vencedora da prova. Ela produziu o mapa da cidade, cortado por rios, como se fossem veias cercadas de árvores.

“Foi um projeto interessante porque é muito raro dentro da escola pública a gente ter um contato tão direto com a natureza assim, com a dinâmica do natural. É mais aquela aula teórica, cheia de coisas. Acho que foi uma coisa que trouxe o teórico para a prática, para o visível”, conta a jovem.

Doação de mudas

Liberdade Sempre Verde também é voltado para auxiliar agricultores familiares, e demais produtores preocupados em preservar as nascentes que abastecem suas propriedades rurais. Por isso, uma das ações do projeto é distribuir gratuitamente para esse público kits de mudas de plantas nativas, como jequitibá, ipê, goiabeira, araçazeiro, ingazeiro, urucum, sabão de soldado, pau-formiga e até pau-brasil.

O projeto já distribuiu, até o momento, 12 mil mudas, beneficiando cerca de 300 pessoas, entre produtores e moradores rurais. “Há uns dois, três anos teve uma queda muito grande nas águas das nascentes, por isso essas mudas são para ficar à disposição do produtor. Ele pode pegar o kit gratuitamente com 25 a 30 mudas”, informa o extensionista da Emater-MG.

Para André Luiz, a recuperação das nascentes foi a ação mais importante do projeto, pois possibilitou o abastecimento das propriedades rurais, viabilizando a vida dos moradores locais e as atividades desenvolvidas nos lugares. “A nascente é importante para tudo. Pensa bem o tanto de produtor que está ao longo dos córregos, alimentados por essas nascentes. Tem muito produtor que depende delas para abastecer a casa dele e para suas atividades como a criação de animais”, destaca.

O produtor Rone Araújo foi um dos primeiros a se beneficiar do Projeto Liberdade Sempre Verde. Graças ao projeto, ele pôde reflorestar e recuperar parte da mata ciliar de um córrego que passa pela sua propriedade. Dono de um sítio, onde cria gado leiteiro, Rone conseguiu as mudas que foram plantadas às margens do curso de água. “Plantei as mudas e a maioria vingou, consegui refazer uma área. Estão bonitas, principalmente as plantas daqui da região, como aroeira e ingá. Deveria ser um projeto permanente”, conta.

Perfil rural

O escritório da Emater-MG de Liberdade tem meta anual de atender 386 agricultores familiares. A atividade predominante no município é a bovinocultura de leite, com produção estimada entre 42 a 50 mil litros por dia, vendidos para os laticínios da cidade. A bovinocultura de corte também tem papel de destaque, sendo a segunda atividade na zona rural. Em seguida, vem o cultivo de milho para silagem e grão e o plantio de eucalipto, que ocupa área de 1.260 hectares nas terras do município.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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