Minas Gerais

Emater-MG estimula diversificação com plantio de frutíferas 

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Uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está mudando a paisagem em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. As extensas plantações de eucaliptos estão, pouco a pouco, cedendo espaço para lavouras de frutas e hortaliças. 

A tradição do plantio de eucalipto tem como base o fornecimento de matéria-prima para uma grande fábrica de celulose e de carvão, utilizado nas siderúrgicas da região. Mas a queda nos preços da comercialização da madeira estimulou os investimentos em outras alternativas. Um exemplo são plantas frutíferas como banana e cítricos, além das hortaliças.

O sucesso dessas iniciativas vem despertando o interesse até por frutas que, numa primeira avaliação, não seriam adequadas para a região. A equipe do escritório local da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está orientando agricultores familiares na implantação de variedades de maçã e uva.

O técnico da empresa Manoel de Barros explica que, inicialmente, foram realizadas pesquisas de campo para detectar áreas com potencial de produção dessas frutíferas. Após a observação do comportamento das mudas, a intenção é estimular a implantação comercial das culturas a partir de 2021.

Clima

O clima em Coronel Fabriciano e região é classificado como tropical quente semiúmido, com temperaturas anuais de 17ºC a 34ºC. A iniciativa de produzir frutas normalmente associadas a climas temperados, mais amenos, está embasada em experiências de sucesso em outras regiões do estado e também nos cultivos de uvas na região de Petrolina, em Pernambuco.

“A videira se adapta bem em locais com grandes amplitudes térmicas, existindo pomares comerciais no Sul de Minas e no Norte do estado. Já as variedades de maçãs escolhidas se adaptam bem a locais com poucas horas de frio”, explica o extensionista.

Plantio

Com a orientação do coordenador regional da Emater-MG, Juscelino Rabelo, foram adquiridas 330 mudas. As maçãs já têm até mercado certo, caso a cultura seja bem-sucedida. A demanda é da prefeitura de Coronel Fabriciano, que realiza compras de produtos da agricultura familiar, com recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).

“Atualmente temos cerca de 40 produtores comercializando, divididos em duas associações que nos representam aqui no município. Os produtos são folhosas, tubérculos e raízes, como a mandioca. E também frutas como banana, limão e mexerica, além das quitandas e do mel, que é bem tradicional aqui na região”, conta Manoel de Barros. 

Cenário

Minas Gerais tem cerca de 130 mil hectares de área plantada com frutíferas e a produção anual alcança cerca de 4 milhões de toneladas. Deste total, cerca de 88% vêm da agricultura familiar, de acordo com informações do sistema de Safra Agrícola da Emater-MG. Com esses resultados, o Estado ocupa o quarto lugar na produção nacional de frutas. A atividade é responsável por 500 mil empregos diretos e indiretos.

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Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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