Política

Em sessão solene, Virmondes Cruvinel condecorou engenheiros agrônomos na noite desta segunda-feira, 17

Publicado

em

O deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB) promoveu na noite desta segunda-feira, 17, sessão solene para a entrega de Certificado de Mérito Legislativo em homenagem a engenheiros agrônomos por seus relevantes serviços prestados ao estado. A solenidade ocorreu no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

Mesa de trabalhos

Fizeram parte da mesa de trabalhos da solenidade, além de Virmondes na presidência, as seguintes personalidades: o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea), Lamartine Moreira Júnior; a presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos (Aeago), Cristiane Rodrigues; o secretário municipal de Agricultura de Rio Verde, Paulo Martins;

Discursos

Na ocasião, Virmondes Cruvinel disse que o momento é de reconhecimento. “Aqui na Assembleia temos o papel de sempre ouvir as entidades. Escolhemos homenageados que representam muito bem a classe da engenharia agrônoma. O Brasil é um dos maiores produtores agropecuários do planeta e isso é excelente para quem quer estar na profissão de engenheiro agrônomo. É uma área de magnitude e relevância muito importantes”, tratou.

Para o parlamentar, é motivo de orgulho que Goiás seja considerado o celeiro de formação dos profissionais da agronomia. “Vamos trabalhar de forma intensa para ajudar a academia a formar talentos. As portas da Casa de Leis estão abertas para todas as discussões que precisam ser feitas tanto nas comissões quanto no Plenário e também junto ao Governo de Goiás que é sensível às pautas ligadas a esse setor”, destacou.

A condecorada Daniela Rézio e Silva subiu à tribuna para agradecer a honraria recebida. Segundo ela, somos líderes na produção de agroenergia limpa e renovável e de florestas plantadas. “Goiás se destaca entre os três maiores produtores de grãos do ranking nacional. Entretanto nossos desafios são grandes para atender todas as demandas. Para superar esses obstáculos é preciso investir em políticas públicas”, afirma Daniela. 

“Recebam a minha gratidão por fazer parte desse time de profissionais tão competentes que fazem a diferença no Brasil e no mundo”, completou Daniele.

Durante a sessão, também discursou em nome dos homenageados, a presidente da Aeago, Cristiane Rodrigues. “A agronomia é um campo complexo. Fico feliz por hoje estar representando quase todas as categorias da agronomia aqui no plenário. A fome aumentou no Brasil e, nós, somos a ponta para que isso diminua levando política públicas de qualidade”, frisou.

Já, de acordo com o presidente do Crea, Lamartine Moreira Júnior, cada um presente tem uma filosofia e um porquê de estar presente na solenidade. “Cada um aqui merece essa homenagem. O Crea é um parceiro que busca fortalecer cada um de vocês para agregar os profissionais junto ao Conselho. Parabéns a cada um de vocês, continuem sendo inspiração para várias pessoas”, afirmou durante sua fala.

A profissão

O engenheiro agrônomo é responsável, entre outras coisas, por melhorar a produtividade em plantações e rebanhos, além de realizar o planejamento, organização e manutenção dos processos agrícolas. Com os atuais recursos tecnológicos, a profissão permitiu ampliar a produção agrária de forma sustentável, sem prejuízos ao meio ambiente.

Os profissionais da engenharia agrônoma são capazes, ainda, de combater pragas e indicar a maneira ideal para o armazenamento e comercialização dos produtos de origem animal e vegetal. O Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos apontou que, em 2019, Goiás foi a nona economia brasileira, representando 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e que o expressivo resultado se deve à evolução do agronegócio goiano.

Confira abaixo o nome de todos os homenageados da noite desta segunda-feira:

Antonio Pasqualetto

Ariston Alves Afonso

Celen Rezende

Daniela Rézio e Silva

Elainy Botelho Carvalho Pereira

Fêlix Dias Gomes

José Roberto do Amaral Assy

Kleber Fidelis Satildes

Luiz Fernando de Mattos Pimenta

Marcelo Bueno Fernandes

Marco Aurélio Leite

Marcos Alves da Silva

Marcos Antônio Vieira

Maria José Del Peloso    

Paulo Martins da Silva

Rizia da Silva Andrade

Rogério Machado Pereira

Rogério Machado Pereira

Virlei Álvaro de Oliveira

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA