Geral

Educação promove encontro formativo de apoio para as equipes multidisciplinares da rede estadual de ensino

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da equipe da Unidade Técnica (UTE) de Orientação Educacional, promoveu, nesta quinta-feira, 17, o Encontro Formativo voltado para as equipes Multiprofissionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e Unidades Escolares do Estado do Tocantins. O evento foi realizado de forma on-line no canal do TV Seduc Tocantins.

O encontro, que foi acompanhado por mais de 400 pessoas, teve como objetivo promover um momento formativo de apoio e subsídio às equipes multidisciplinares para alinhamento e direcionamento do trabalho. O público-alvo foram os assessores pedagógicos, diretores regionais, orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos da Seduc. Ao todo, a Educação do Tocantins possui uma equipe multidisciplinar formada por 521 orientadores educacionais, 127 assistentes sociais e 104 psicólogos.

O papel das equipes multiprofissionais, com a respectiva Tríade de Orientação Educacional realiza um trabalho multidisciplinar integrado à equipe gestora e a comunidade escolar, com vistas a incentivar o estudante a exercer seu protagonismo e as habilidades socioemocionais estimuladas pelo autoconhecimento, tencionando desenvolver seu projeto de vida.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, reforçou a importância do ingresso das equipes Multiprofissionais nos quadros da Pasta para atuarem diretamente nas unidades de ensino. “No pós-pandemia esses profissionais se tornaram essenciais para o cuidado socioemocional dos estudantes. São orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos que realizam um trabalho conjunto em prol do bem-estar e da aprendizagem. A formação visa fortalecer ainda mais o trabalho desses profissionais”. 

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristina Oliveira destacou que o trabalho da equipe é desenvolvido com foco nas necessidades dos estudantes. “Essa equipe vem para dar amparo às escolas, orientar professores, orientar os estudantes, orientar as famílias e trazer para o currículo as competências socioemocionais previstas na BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e no nosso DCT [Documento Curricular do Território do Tocantins]”, afirmou.

A responsável pela UTE Orientação Educacional, Verni Oliveira, falou sobre a importância do trabalho em equipe. “Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros. Eu sou de uma equipe, quando vencemos, não sou eu apenas quem vence, vencemos todos. Essa reflexão serviu de base para as provocações do encontro formativo”, frisou.

Programação

Ao longo da manhã foram abordadas as seguintes temáticas: A Importância da Integração do Trabalho Interdisciplinar no Ambiente Escolar, com a responsável pela UTE – Orientação Educacional, Verny de Fátima de Oliveira Fucks; O fazer da Psicologia no ambiente escolar, ministrada pelo professor e coordenador do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Miracema do Tocantins, Ladislau Ribeiro do Nascimento.

Também foi discutida A Escuta Especializada no Contexto Escolar. Como Fazer? – com o psicólogo Vanilson Pereira da Silva e Assistente Social do Instituto 18 de maio, Marlucy Ramos Albuquerque. Outro tema foi – Como o Serviço Social Pode Ajudar a Escola: Caminhos e soluções do fazer interdisciplinar, com a coordenadora do Curso de Serviço Social da UFT de Miracema, professora Josenice Ferreira dos Santos Araújo; e encerrando o evento foi discutido o Planejamento 2023 – plano de ação sugestivo da equipe multiprofissional, ministrada pela assistente social, Marivalda Guimarães.

Secretário Fábio Vaz, reforçou a importância do ingresso das equipes Multiprofissionais nos quadros da Pasta para atuarem diretamente nas unidades de ensino – Márcio Flores/Governo do Tocantins

Encontro foi acompanhado por mais de 400 pessoas – Márcio Flores/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA