Distrito Federal

Economia promove Caravana do Fundo Constitucional do Centro-Oeste

Publicado

em


A Caravana do FCO tem o intuito de mostrar aos empresários como obter um financiamento com baixos juros e longo prazo para iniciar, ampliar, modernizar ou realocar um empreendimento. Em 2020, foram destinados R$ 259,6 milhões para esta finalidade

A Secretaria de Economia promoverá, na próxima quarta-feira (2), o webinário: Caravana do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). O evento acontecerá às 15 horas, será transmitido pelo canal da Secretaria de Economia no Youtube e é destinado aos mini e pequenos produtores rurais, aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas.

A Caravana do FCO tem o intuito de mostrar aos empresários como obter um financiamento com baixos juros e longo prazo para iniciar, ampliar, modernizar ou realocar um empreendimento. Em 2020, foram destinados R$ 259,6 milhões para esta finalidade. Os recursos repassados ao Distrito Federal também atendem à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride-DF).

Durante o evento, será informado aos empresários quais são as oportunidades que o fundo oferece e quais as possibilidades de financiamento. Na ocasião, também será lançada uma cartilha com todas as informações do FCO, seus objetivos, forma de captar recursos e instruções sobre a negociação com as instituições bancárias credenciadas.

A Caravana do FCO é organizada pela Secretaria de Economia e contará com a participação de representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), do Consórcio Brasil Central, do Banco do Brasil, do Banco de Brasília, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da vice-governadoria e das secretarias de Empreendedorismo, da Mulher, de Desenvolvimento Econômico, de Turismo, e de Trabalho.

As apresentações incluem temas como: o FCO como instrumento de apoio nas políticas de desenvolvimento regional; apresentação dos números do FCO; o papel estratégico do Consórcio Brasil Central para o desenvolvimento do Centro-Oeste; o passo a passo para acesso ao crédito; a importância da mulher na retomada da economia; Brasília – o novo olhar do turismo; as linhas de crédito oferecidas pela Secretaria de Trabalho; o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas; além de como pleitear financiamentos.

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 7.827, de 27/09/1989, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos. Possui taxas de juros diferenciadas, de acordo com o perfil do empreendimento.

* Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA