Distrito Federal

Drive-thrus abertos para agendar segunda dose da vacina

Publicado

em


Agendamento para a segunda dose da CoronaVac pode ser feito até o dia 26 deste mês | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde (SES) iniciou, nesta segunda-feira (22), a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac para quem agendou pelo site de vacinação. São 20 mil vagas nos drive-thrus a serem preenchidas até o dia 26 deste mês. Até o momento, foram feitas 2,3 mil marcações do total de vagas disponíveis.

20 milNúmero de vagas disponíveis nos drive-thrus

“Criamos a plataforma para facilitar o acesso da população ao serviço de vacinação e evitar filas”, explica o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez. “No site da Secretaria de Saúde, é possível obter mais informações e ver o passo a passo de como fazer esse agendamento.”

No sistema, o interessado deve preencher alguns dados, como nome completo, data de nascimento, CPF e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.

A CoronaVac tem intervalo de de 14 a 28 dias entre as doses aplicadas

É imprescindível levar o cartão de vacina para que o profissional de saúde possa checar as informações, como a marca da vacina que foi aplicada e a data para a segunda dose. Neste momento, apenas quem recebeu a vacina CoronaVac poderá ser imunizado com a segunda dose. O objetivo, futuramente, é abrir o agendamento para todas as etapas da vacina. Isso dependerá da chegada de novas doses ao Distrito Federal.

Vacinas

A vacina CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A vacina Covishield é desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Cerca de 5% do total de doses recebidas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

A CoronaVac tem intervalo de 14 a 28 dias entre as doses aplicadas. Devido a isso, metade do quantitativo recebido é reservada para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias. Devido a esse tempo, o Ministério da Saúde recomenda que todas as doses dessa vacina sejam utilizadas na primeira aplicação.

O Distrito Federal já recebeu 204.060 doses da CoronaVac e da Covishield. Desse total, 162.560 doses são da vacina chinesa, sendo 41,5 mil da vacina de Oxford.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA