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Dia do Servidor: Profissionais da Educação celebram a modernização no serviço público
Celebrar o Dia do Servidor Público é fazer uma leitura do quanto o setor administrativo público passou por mudanças, principalmente, na questão de formação dos servidores e na inserção da tecnologia para oferecer agilidade no atendimento à sociedade. Cinco servidores da Secretaria da Educação destacam as principais mudanças ocorridas no serviço público ao longo de suas trajetórias e falam do amor pelo que fazem.
Telma Reijane Pinheiro Costa tem 33 anos no serviço público, acompanhou um processo de transformação, desde a troca das máquinas de datilografia elétrica pelos computadores, a redução das centenas de memorandos, que foram substituídos pelos e-mails ou pelas mensagens de aplicativos. “Eu vi a transformação que ocorreu no norte de Goiás, com a criação do Tocantins. Surgiram asfaltos, instituições de saúde e de educação, um processo que foi acontecendo de forma gradativa e que tornou esses serviços acessíveis para a população. Os servidores passaram por diversas capacitações até chegar às condições atuais, de prestar um serviço de qualidade”, frisa Telma.
No que se refere a tramitação de documentos, a criação do Sistema de Gestão de Documentos (SGE) surgiu para integrar setores e agilizar as correspondências e os processos, e agora, está cada vez, mais ágil e moderno.
Nesse processo de evolução, um dos mais significativos foi a formação continuada dos professores. “Hoje os docentes lecionam na sua área de formação e são muitos os professores que têm mestrado e doutorado. E a criação do Programa de Gestão Compartilhada proporcionou à escola uma autonomia financeira, representou uma transformação significativa para a qualidade da educação”, ressalta Telma.
Ela cita que o Programa de Escola Autônoma deu à unidade de ensino uma nova roupagem, autonomia financeira, administrativa e pedagógica, um trabalho realizado em parceira com a Associação de Apoio às Escolas. Há também o Programa de Alimentação Escolar que conta atualmente com a consultoria de nutricionistas e a parceira da Agricultura Familiar.
Telma é de Porto Nacional e passou por vários setores do serviço público, atuou no Conselho Estadual da Educação, na Educação Fiscal e em programas diversos.
A servidora Markemath Dias Santos é pedagoga, está no serviço público há 11 anos. Ela nasceu em Gurupi e já trabalhou em escolas e em setores administrativos. “O sentimento que tenho de ser uma servidora pública é atender da melhor maneira possível. Trabalhei no setor de Educação do Campo e Quilombola e era responsável por elaborar o agendamento das equipes para fazer o trabalho de supervisão nas escolas. Sempre tive a consciência em exercer minhas responsabilidades da melhor maneira possível para agilizar o trabalho do colega”, conta Markemath.
Atualmente, ela integra a equipe que atende os pais, estudantes e responsáveis nos casos de dúvidas em relação às matrículas nas escolas da rede estadual. “Procuramos atender da melhor forma possível”.
Raimundo Ferreira de Melo Neto é outro servidor que sente orgulho pelo que faz. Ele é gerente de Estatísticas e Informações Educacionais e disse que todos os dias quando sai de casa e vai ao trabalho, sente uma satisfação em poder servir a população. “Poder ajudar, trabalhar para oferecer o atendimento ou a informação com a maior presteza é fundamental”. Ele é cearense e está no serviço público há cinco anos.
A servidora Eliane Rodrigues Oliveira, secretária executiva do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, é uma maranhense que está no serviço público há 30 anos. “Ser uma servidora pública é um privilégio, gosto muito da educação e do poder transformador que ela provoca na sociedade. É fantástico presenciar essa evolução tecnológica presente no serviço público, isso facilitou muito a prática das atividades. Olha o que aconteceu com essa pandemia da covid-19, as nossas reuniões continuaram de forma on-line, isto é, o processo de ação não parou, os servidores se adaptaram com as novas tecnologias. E para quem é da época do mimeógrafo, acompanhar esse processo de modernização é maravilhoso”, explica Eliane.
O servidor Pedro Lopes Pereira Aquino, nasceu em Dois Irmãos, atualmente trabalha como gerente de Lotação e Movimentação e, nas horas vagas, atua como árbitro de futebol. Com 21 anos no serviço público ele aprendeu o valor que tem em servir à sociedade, em responder com presteza às solicitações da população. Formado em Matemática, Pedro passou por muitas formações e por vários setores do serviço público. “Sou feliz com o que faço e me sinto satisfeito com as escolhas que fiz”, declarou Pedro.
Data
A comemoração do Dia do Servidor Público surgiu como forma de lembrar as leis com direitos e deveres desses profissionais, instituídas em 28 de outubro de 1939, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto nº 1.713.
Fonte: Governo TO
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Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha
Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.
Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.
Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.
Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.
Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.
ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.
“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.
NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:
Balanço de atendimentos
- Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
- Equipes volantes: 548
- Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
- Remoções aéreas: 25
- Atendimentos psicossociais: 22
Força de trabalho:
- 134 profissionais em atuação;
- 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
- 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
- 62 profissionais no HCamp;
- 19 profissionais de gestão;
- 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)
Recursos aplicados:
- Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
- Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
- Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
- Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
- Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.
IMUNOGLOBULINA — O Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.
Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.
“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.
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