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Dia do Servidor: Profissionais da Educação celebram a modernização no serviço público

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Celebrar o Dia do Servidor Público é fazer uma leitura do quanto o setor administrativo público passou por mudanças, principalmente, na questão de formação dos servidores e na inserção da tecnologia para oferecer agilidade no atendimento à sociedade. Cinco servidores da Secretaria da Educação destacam as principais mudanças ocorridas no serviço público ao longo de suas trajetórias e falam do amor pelo que fazem.

Telma Reijane Pinheiro Costa tem 33 anos no serviço público, acompanhou um processo de transformação, desde a troca das máquinas de datilografia elétrica pelos computadores, a redução das centenas de memorandos, que foram substituídos pelos e-mails ou pelas mensagens de aplicativos. “Eu vi a transformação que ocorreu no norte de Goiás, com a criação do Tocantins. Surgiram asfaltos, instituições de saúde e de educação, um processo que foi acontecendo de forma gradativa e que tornou esses serviços acessíveis para a população. Os servidores passaram por diversas capacitações até chegar às condições atuais, de prestar um serviço de qualidade”, frisa Telma.

No que se refere a tramitação de documentos, a criação do Sistema de Gestão de Documentos (SGE) surgiu para integrar setores e agilizar as correspondências e os processos, e agora, está cada vez, mais ágil e moderno.

Nesse processo de evolução, um dos mais significativos foi a formação continuada dos professores. “Hoje os docentes lecionam na sua área de formação e são muitos os professores que têm mestrado e doutorado. E a criação do Programa de Gestão Compartilhada proporcionou à escola uma autonomia financeira, representou uma transformação significativa para a qualidade da educação”, ressalta Telma.

Ela cita que o Programa de Escola Autônoma deu à unidade de ensino uma nova roupagem, autonomia financeira, administrativa e pedagógica, um trabalho realizado em parceira com a Associação de Apoio às Escolas. Há também o Programa de Alimentação Escolar que conta atualmente com a consultoria de nutricionistas e a parceira da Agricultura Familiar.

Telma é de Porto Nacional e passou por vários setores do serviço público, atuou no Conselho Estadual da Educação, na Educação Fiscal e em programas diversos.

A servidora Markemath Dias Santos é pedagoga, está no serviço público há 11 anos. Ela nasceu em Gurupi e já trabalhou em escolas e em setores administrativos. “O sentimento que tenho de ser uma servidora pública é atender da melhor maneira possível. Trabalhei no setor de Educação do Campo e Quilombola e era responsável por elaborar o agendamento das equipes para fazer o trabalho de supervisão nas escolas. Sempre tive a consciência em exercer minhas responsabilidades da melhor maneira possível para agilizar o trabalho do colega”, conta Markemath.

Atualmente, ela integra a equipe que atende os pais, estudantes e responsáveis nos casos de dúvidas em relação às matrículas nas escolas da rede estadual. “Procuramos atender da melhor forma possível”.

Raimundo Ferreira de Melo Neto é outro servidor que sente orgulho pelo que faz. Ele é gerente de Estatísticas e Informações Educacionais e disse que todos os dias quando sai de casa e vai ao trabalho, sente uma satisfação em poder servir a população. “Poder ajudar, trabalhar para oferecer o atendimento ou a informação com a maior presteza é fundamental”. Ele é cearense e está no serviço público há cinco anos.

A servidora Eliane Rodrigues Oliveira, secretária executiva do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, é uma maranhense que está no serviço público há 30 anos. “Ser uma servidora pública é um privilégio, gosto muito da educação e do poder transformador que ela provoca na sociedade. É fantástico presenciar essa evolução tecnológica presente no serviço público, isso facilitou muito a prática das atividades. Olha o que aconteceu com essa pandemia da covid-19, as nossas reuniões continuaram de forma on-line, isto é, o processo de ação não parou, os servidores se adaptaram com as novas tecnologias. E para quem é da época do mimeógrafo, acompanhar esse processo de modernização é maravilhoso”, explica Eliane.

O servidor Pedro Lopes Pereira Aquino, nasceu em Dois Irmãos, atualmente trabalha como gerente de Lotação e Movimentação e, nas horas vagas, atua como árbitro de futebol. Com 21 anos no serviço público ele aprendeu o valor que tem em servir à sociedade, em responder com presteza às solicitações da população. Formado em Matemática, Pedro passou por muitas formações e por vários setores do serviço público. “Sou feliz com o que faço e me sinto satisfeito com as escolhas que fiz”, declarou Pedro.

Data

A comemoração do Dia do Servidor Público surgiu como forma de lembrar as leis com direitos e deveres desses profissionais, instituídas em 28 de outubro de 1939, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto nº 1.713.

Servidora Eliane Rodrigues feliz por presenciar as transformações – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Servidora Markemath dos Santos disse que tem orgulho em atender a população – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Servidora Telma Pinheiro descreve o processo de modernização da administração pública Pinheiro – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Pedro Lopes está sempre atento para atender às demandas dos servidores – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Ministério da Saúde já enviou 25 toneladas de medicamentos e insumos para atender população gaúcha

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Nos últimos dias, cem kits de medicamentos e insumos, com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês, chegaram ao estado. Programa Nacional de Imunizações enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina ao Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde já enviou um total de 25 toneladas de medicamentos e insumos para o Rio Grande do Sul. O objetivo é manter o estado abastecido durante a calamidade provocada pelas severas enchentes dos últimos dias.

A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 13 de maio, no Hospital Conceição, em Porto Alegre, durante entrevista coletiva para rádios regionais.

Cem kits de medicamentos e insumos – com capacidade para atender a até 1.500 pessoas durante um mês – chegaram nos últimos dias ao estado. Conhecido como kit emergencial, ele é composto por oito caixas que, somadas, pesam 250 kg. Além de remédios, o conjunto inclui também luvas, seringas, ataduras, etc.

Vale destacar que o volume não considera outros repasses de medicamentos, vacinas e insumos que estão sendo enviados para repor os estoques perdidos com as enchentes e os que já estavam previstos na rotina. A título de comparação, em todo o ano passado, foram distribuídos 106 kits para emergências no Brasil.

Durante o balanço, o secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, detalhou a operação de hospitais de campanha no estado. Foi confirmado que a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) irá operar quatro hospitais de campanha no estado.

Um já funciona em Canoas, outro está sendo montado na capital gaúcha e um terceiro em São Leopoldo. A destinação da quarta unidade ainda será definida. Desde o início da calamidade no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde já enviou recursos para 246 unidades de assistência.

ALERTA PARA GRIPE — O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (Desp) do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, fez um alerta para doenças respiratórias. Com as aglomerações em abrigos e a temperatura baixando, a preocupação é com o aumento do número de casos de gripe e covid-19.

“A combinação é favorável para o aumento dessas doenças. As pessoas vacinadas vão estar mais protegidas. Diminuem as chances de adquirir a doença ou de evoluir para um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, frisou.

NÚMEROS — Veja a seguir alguns números das ações no RS apresentadas durante a coletiva:

Balanço de atendimentos

  • Total: 1.600 / Hospital Campanha (HCamp) de Canoas: 1034
  • Equipes volantes: 548
  • Encaminhamento ou transferência para outra unidade: 57
  • Remoções aéreas: 25
  • Atendimentos psicossociais: 22

Força de trabalho:

  • 134 profissionais em atuação;
  • 6 equipes volantes (13 enfermeiros + 9 médicos);
  • 15 equipes aeromédicas (15 enfermeiros + 15 médicos);
  • 62 profissionais no HCamp;
  • 19 profissionais de gestão;
  • 1 equipe psicossocial (5 psicólogas)

Recursos aplicados:

  • Medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Lula, no domingo (12), traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais;
  • Antecipação de R$ 40 milhões para compra de medicamentos;
  • Antecipação do pagamento do piso aos profissionais de enfermagem do estado. O total do repasse é de R$ 30 milhões;
  • Repasse, em parcela única, de R$ 63,1 milhões do Fundo Nacional de Saúde à Secretaria Estadual de Saúde e aos fundos municipais de saúde do Rio Grande do Sul;
  • Liberação, de forma imediata, no dia 6 de maio, de R$ 534 milhões em emendas individuais de congressistas do Rio Grande do Sul para auxiliar os municípios do estado afetados pelas enchentes. As emendas estavam alocadas na área da Saúde.

IMUNOGLOBULINA  — Programa Nacional de Imunizações (PNI) enviará, nesta semana, 600 doses de imunoglobulina à população do Rio Grande do Sul. As imunoglobulinas são proteínas utilizadas pelo organismo para combater um determinado antígeno, como vírus e bactérias, por exemplo.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai destinar 1,1 mil frascos de soro; 416 mil doses de vacinas contra hepatite A, raiva, poliomielite e influenza, e 134 mil doses de covid-19. A destinação de todos esses insumos foi debatida, nesta segunda-feira (13), durante reunião de monitoramento do Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações na Região Sul.

“Neste momento, as síndromes respiratórias também passam a ser um problema. Por isso, estamos focados em proteger a população gaúcha. Precisamos de uma ação ativa para vacinar inclusive dentro dos abrigos”, afirmou, na reunião, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

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