Minas Gerais
Desafios da pandemia e inovação marcam ano da ciência mineira
O ano de 2020 foi atípico, marcado por uma grave crise sanitária que trouxe à tona, mais uma vez, a importância de se investir em ciência, tecnologia e inovação. Elas tiveram papel fundamental na sistematização de informações sobre a covid-19, proporcionando o rápido desenvolvimento de medidas de segurança, tratamento e vacinas para essa nova doença.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), nesse contexto, lançou, em março de 2020, o Programa emergencial de apoio a ações de enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus – Chamada 01/2020. O objetivo foi fortalecer ações inovadoras nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação públicas do estado. Foram 197 projetos analisados e 19 aprovados para contratação, com investimento de R$ 1,98 milhão (saiba mais clicando aqui).
Além da chamada emergencial para financiamento de pesquisas sobre o tema, a Fundação também direcionou recursos financeiros adicionais ao Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCT-V). A ação ajudou na mudança da rotina da equipe, que se reajustou para trabalhar em duas frentes: diagnóstico da doença e desenvolvimento de uma vacina.
No final de março, inclusive, a Fapemig em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, financiou projetos e ideias inovadoras de instituições de pesquisa mineiras que buscavam combater a pandemia.
Levar à população informações confiáveis e acessíveis sobre a pandemia foi outra prioridade em 2020. Para isso, a Fapemig apoiou o coletivo Força-tarefa Amerek, iniciativa de divulgação científica que contou com a colaboração de pesquisadores, jornalistas e comunicólogos de várias instituições do Brasil, assim como de outros países, como a Itália.
Inovação
Soluções tecnológicas também entraram em foco em 2020. No Ciclo de Inovação Aberta, promovido pelo Hub MG, com apoio da Fapemig, por exemplo, foram lançados dois desafios – do aço e de previsão de vendas – para sanar problemas enfrentados por um dos maiores grupos siderúrgicos do mundo. A iniciativa buscou conectar soluções tecnológicas do meio acadêmico.
Outro destaque foi a Vitrine Tecnológica de Minas Gerais. Hospedada no site da Fundação, a plataforma apresenta tecnologias desenvolvidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas.
Como parte do Programa Centelha – MG, que estimula a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias, a maior parte dos projetos foi contratada e já está em andamento. Além disso, foram promovidos eventos de aprimoramento, alguns próprios para empreendedores e outros abertos ao público. A execução do programa, em Minas, é feita pela Fapemig.
Destaque, ainda, para a atuação nas seguintes frentes:
– organização de painel para discutir a legislação mineira sobre ciência, tecnologia e inovação na semana de inovação organizada pela Prodemge;
– apoio financeiro de uma edição especial do programa mineiro de aceleração de Startups, Seed – atualmente sobre o comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) – chamado Seed Gov. Nesta iniciativa, o objetivo é desenvolver soluções para o Governo do Estado, com os próprios órgãos públicos apresentando demandas e desafios;
– lançamento do canal de informação Inovaminas. Hospedado no site da Fapemig, o ambiente é atualizado semanalmente e traz experiências, novidades e oportunidades do setor de inovação mineiro;
– Organização de eventos de divulgação científica, com adaptação para a realização virtual, no contexto da pandemia. Destaque para a participação na Marcha Virtual pela Ciência no Brasil, a comemoração on-line do Dia Nacional da Pesquisadora e do Pesquisador Científico (lives mensais disponíveis aqui) e, ainda, o Fala Ciência. Em sua oitava edição, o curso de comunicação pública da ciência e tecnologia teve programação especialmente preparada para o ambiente digital.
Minas Gerais
Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais
Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.
Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.
A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.
Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.
Alegria pelo retorno
Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.
Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.
Segurança dos protocolos
Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária.
A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.
Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.
Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente.
Ondas
Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.
Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.
A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.
Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.
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