Distrito Federal

Depois de dez anos, área de lazer da Quadra 1409 é reformada

Publicado

em


A comunidade do Cruzeiro Novo ganhou uma área de lazer de 1,6 mil metros quadrados completamente renovada na Quadra 1409. O espaço, que tem uma quadra de esportes, um parque infantil e aparelhos de ginástica, não passava por uma reforma completa há dez anos e, depois de três semanas em obras, pode voltar a ser usado pela comunidade, sem risco de acidentes.

Comunidade pode voltar a utilizar a quadra, que se destina à prática de vários esportes | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A reforma foi feita com recursos próprios da Administração Regional do Cruzeiro, que teve apoio para execução dos serviços de funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A quadra poliesportiva recebeu pintura nova, e os reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), consertaram todo o alambrado.

Cerca de 15 pessoas se envolveram nos trabalhos, executados com material adquirido pela administração. “Em setembro do ano passado, fizemos uma vistoria no local, e um grupo de moradores reclamou das condições do espaço. Desde então, estamos comprando materiais e nos preparando para fazer a reforma”, conta o administrador do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa.

“O estado de conservação da quadra estava muito ruim; vínhamos para cá com medo de acidentes” Rafael Bonne dos Santos, professor

A reforma compreende o alambrado da quadra e do parquinho, que estava cheio de buracos, e a pintura de todos os equipamentos da academia ao ar livre, dos brinquedos e do piso da quadra. Também foi trocada a areia do parquinho, que estava suja.

Treinos de futebol

A quadra pode ser usada para a prática de vários esportes, mas foi pintada apenas de verde e branco, cores características do futebol. O local é palco dos treinos dos cerca de 200 alunos da academia Fut Performance, uma escolinha de futebol que pretende transformar crianças de 3 a 17 anos em atletas profissionais. Entre eles, há cerca de 60 meninos e meninas atendidos pelo projeto social Menor Bom de Bola, que ganham bolsa para treinar na academia.

Aos fins de semana, a quadra também é utilizada para torneios entre alunos de diferentes escolinhas de futebol do DF. “O estado de conservação da quadra estava muito ruim; vínhamos para cá com medo de acidentes”, relata o professor Rafael Bonne dos Santos. “A criança podia tropeçar no desnível do piso, e as pontas do alambrado podiam furar a bola ou machucar um aluno, sem falar nas traves, que estavam soltas”.

Meta é reformar mais 11 quadras e 36 parquinhos no Cruzeiro

A área de lazer fica em um local privilegiado, em frente à ao cruzamento da Avenida das Jaqueiras, pista que divide Cruzeiro e Sudoeste, com a Avenida das Mangueiras, que divide o Cruzeiro Novo do Cruzeiro Velho.  “É uma área de lazer completa, com a quadra e a academia usada pelos jovens, o parquinho para as crianças e um espaço gramado, onde as pessoas passeiam com os cachorros”, conta o administrador.

Segundo ele, a reforma do espaço faz parte de um programa da administração  que pretende reformar todas as áreas de lazer do Cruzeiro: 11 quadras e 36 parquinhos.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA