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Conheça os serviços ofertados pela Atenção Primária à população

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A porta de entrada na saúde pública no Distrito Federal é a Atenção Primária à Saúde (APS), que presta assistência à população nas unidades básicas de saúde (UBSs). Esse atendimento abrange toda a população do DF.

De acordo com a diretora da APS Central, Charmene Alcântara, hoje a estimativa da população coberta é de 392.698 habitantes. No entanto, somente 164 mil são cadastrados e possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Há 41 equipes, distribuídas em nove UBSs, para atender à população das asas Sul e Norte, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Varjão, lagos Sul e Norte e vilas Planalto e Telebrasília. “Hoje, as UBSs do Varjão e da Vila Planalto atingem 100% de cobertura, já as outras possuem cerca de 33% de cobertura”, explica Charmene.

A Secretaria de Saúde trabalha para completar as equipes existentes até o fim do ano. Serão lotados agentes comunitários de saúde oriundos do último processo seletivo.

Asa Sul

A UBS 1 da Asa Sul possui sete equipes de Estratégia Saúde da Família. Além das demandas dentro da unidade, elas se dividem para atender às solicitações de pacientes que necessitam de visita domiciliar.

Visita domiciliar de equipe da Estratégia Saúde da Família a uma paciente de 85 anos | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Na última semana, as equipes laranja e lilás fizeram uma visita domiciliar na casa de uma paciente de 85 anos, com Parkinson e evolução do quadro de demência. “Essa família nos procurou quando ficaram sem condições de pagar o plano de saúde da idosa. Eles gastavam uma média de R$ 3 mil com medicamentos e insumos, hoje esse custo caiu para R$ 300, pois agora recebe fraldas e medicamentos”, explica Bruno Stelet, médico de Família e Comunidade.

Segundo ele, muitos usuários da região não conhecem os serviços ofertados nas UBSs e acham que a rede pública de saúde é somente para pessoas com menor poder aquisitivo. Há cerca de um ano, a paciente recebe visitas para fazer avaliação e ajustes de medicamentos utilizados, analisar a situação física da paciente, alimentação e situação do cuidador.

“Eles nos dão todo o suporte que precisamos. Sou extremamente grata a esta equipe”Tânia Moreira, aposentada e cuidadora da sogra

A aposentada Tânia Moreira, de 58 anos, é a cuidadora da sogra, dona Áurea, desde 2015 e considera o acompanhamento multiprofissional prestado pela equipe da UBS 1 ‘fantástico’. “Eles nos dão todo o suporte que precisamos, analisam os medicamentos, conversam com toda a família para saber se o quadro dela está piorando e através deles conseguimos medicamentos e insumos”, afirma. “Sou extremamente grata a esta equipe”, acrescenta.

Sylvia Telles Chicarino é residente do 2º ano de Medicina da Família e disse que as visitas servem para aproximar a família da equipe médica e até mesmo humanizar os atendimentos, estando mais próximos do paciente.

Após a visita domiciliar, a equipe esteve na creche Casa do Candango para atender a uma demanda da direção do local. Eles discutiram possíveis ações para integrar a saúde à educação.

Ficou acordado um treinamento para os profissionais da creche para aplicação de insulina, pois há dois alunos que fazem uso do medicamento. Também foram discutidas uma ação para as crianças sobre saúde bucal e cuidados na hora da escovação e uma palestra com os profissionais sobre abuso e violência sexual na infância.

Para Bruno Stelet, a visita domiciliar com a abordagem da família e a articulação de ações de educação e saúde são ações rotineiras e fazem a equipe de ESF se aproximar da realidade dos pacientes, criando vínculos de confiança, o que ajuda na hora de ter ações mais efetivas de saúde.

Serviços ofertados

As unidades básicas de saúde são responsáveis pelas ações de promoção, prevenção, tratamento e recuperação relacionadas a temas como saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, saúde do homem, saúde do adulto e saúde do idoso; pré-natal; planejamento familiar; prevenção do câncer; ações de saúde mental; cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão e vacinação.

Também são oferecidos serviços referentes à administração de medicamentos, nebulizações/inalações; coleta de amostras para realização de exames de laboratório; acompanhamento dos usuários do Bolsa Família; curativos, retirada de pontos e troca de sondas; entrega de resultados dos exames realizados e saúde bucal.

Nas UBSs são realizados, ainda, encaminhamentos para especialidades, de acordo com a necessidade do usuário; fornecimento de medicação básica e medicamentos sujeitos a controle especial; fornecimento, a usuários cadastrados, de materiais e kits complementares para curativos e fraldas para pacientes acamados e confecção do cartão do SUS, entre outras ações e serviços, de acordo com as necessidades da população da área de abrangência da unidade básica de saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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