Distrito Federal

Começa nesta sexta (26) a vacinação de profissionais de saúde

Publicado

em


Fase inicial da vacinação do grupo de profissões selecionadas vai até o próximo dia 30 | Foto: Bruno Esaki/Agência Saúde-DF

Para quem já agendou, antes de ir ao local de vacinação, é necessário levar documento de identificação com foto, registro profissional, comprovante de agendamento e o cartão de vacina

Começa nesta sexta-feira (26) a vacinação de profissionais de saúde que se inscreveram na primeira etapa de agendamento. Entre 7h45 e 10h39 da manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde agendou 28 mil atendimentos para integrantes desse segmento no Distrito Federal. Ao mesmo tempo, será mantida a prioridade de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal para idosos com 69 anos ou mais.

Agora, além dos idosos, serão também atendidos profissionais de saúde do Instituto Médico Legal (IML) e outros com registro nos seguintes conselhos e entidades representativas: Biologia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, técnico de Radiologia, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Veterinária, Serviço Social, Farmácia e agentes funerários.

Etapas

98.531Total de profissionais de saúde que devem ser vacinados em oito etapas

A vacinação para esse público de saúde estimado em 98.531 profissionais foi dividida em oito etapas. Na primeira etapa, devem ser atendidos 28,42% desse grupo, em período que vai até o dia 30 de março, contemplando 28 mil pessoas. Para quem não conseguiu agendar, a pasta informa que novas vagas serão abertas nos próximos dias.

A segunda etapa atingirá 11,58% dos profissionais. As fases seguintes, até a oitava, atingirão 10% cada uma. As datas das fases seguintes serão definidas e divulgadas após o recebimento de mais doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

Para quem já agendou, antes de ir ao local de vacinação, é necessário levar documento de identificação com foto, registro profissional, comprovante de agendamento e o cartão de vacina. Caso não tenha o cartão de vacina, um novo será feito no local agendado.

Atendimento antecipado

O início do agendamento no site vacina.saude.df.gov.br estava previsto para 9h, porém, durante a madrugada e início da manhã, o site estava com milhares de acessos simultâneos de pessoas tentando agendar. Com o fluxo em alta, o agendamento foi liberado uma hora e 15 minutos antes do horário previsto.

Entre 8h e 9h, o site registrou cerca de 16 mil acessos simultâneos para agendamento. Em média, foram 9,3 mil agendamentos por hora ou 161 por minuto. A vacinação para esse público será disponibilizada para os profissionais cadastrados junto aos conselhos de classe. O número inicial recebido pela Secretaria de Saúde era de 145.265 nomes com registros profissionais. Após análise dos dados, a pasta identificou que 46.734 já haviam sido vacinados.

*Com informações da Secretaria de Saúde 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA