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Com 10,5°C, Rio de Janeiro registra menor temperatura do ano

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A cidade do Rio de Janeiro registrou no início da manhã de hoje (1º) a menor temperatura do ano de 2022, segundo o serviço de meteorologia da prefeitura, o Alerta Rio. Os termômetros marcaram 10,5 graus Celsius (°C), às 5h30, no Alto da Boa Vista. O recorde anterior também foi registrado no bairro, em 28 de junho, quando os termômetros marcaram 11°C.

O Alto da Boa Vista é um bairro localizado em uma altitude superior à maior parte da cidade e está sobre o Maciço da Tijuca, cadeia montanhosa que divide as zonas norte e sul do Rio. Além disso, a região fica em meio ao Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo.

A prefeitura divulgou uma explicação da meteorologista Raquel Franco, que detalhou os fatores que proporcionaram a queda nos termômetros registrada hoje.

“Durante o inverno, já é normal que a gente receba menos radiação solar, o que faz cair as temperaturas. Nesta madrugada e manhã, ainda havia influência da massa de ar frio que veio após a passagem da frente fria na segunda. Houve redução de nebulosidade e umidade em relação à terça-feira (30), o que ocasionou maior perda de calor durante a madrugada”.

Apesar do frio, o dia amanheceu ensolarado no Rio de Janeiro, com céu azul e sem nuvens. O Sistema Alerta Rio prevê que o tempo seguirá estável e sem previsão de chuva, com ventos  moderados e ocasionalmente fortes no período da noite. A temperatura máxima na cidade deve chegar a 26°C ao longo da tarde.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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