Distrito Federal

Castração gratuita de 1,8 mil cães e gatos por mês

Publicado

em


O Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental já ultrapassou a marca de 3,4 mil atendimentos nos primeiros três meses de 2021. O recorde de casos se deve ao número de procura gratuita pelo serviço.

Os interessados na castração dos animais devem ficar atentos às campanhas de divulgação que acontecem nas mídias sociais ou site do Brasília Ambiental | Foto: Bruno Esaki/Agência Saúde

Para ajudar na demanda, uma nova clínica do DF, localizada no Paranoá, a Pet Adote, assinou convênio com o GDF para atender uma média de 210 animais por mês. Outras duas unidades privadas do ramo atuam em parceria com o Ibram: o Centro Veterinário do Gama e o Centro Veterinário Dr. Juzo (Samambaia). Somadas, as unidades vão poder atender mensalmente 1,8 mil bichinhos.

“A gente entende que, quanto mais descentralizado for esse serviço, melhor será para a população. O abandono de crias indesejadas promove a invasão de animais domésticos nas nossas unidades de conservação, causando uma disputa natural por espaço com efeito predatório”Thulio Cunha Moraes, secretario-geral do Brasília Ambiental

“Uma quarta clínica que fica em Ceilândia está em fase de habilitação”, antecipa o chefe da Unidade de Gestão de Fauna (UFAU) do Brasília Ambiental, Marco Aurélio Oliveira Barboza. O órgão é o responsável pelos convênios.

“A gente entende que, quanto mais descentralizado for esse serviço, ou seja, quanto mais capilaridade o órgão tiver nesse campo, melhor será para a população”, completa Thulio Cunha Moraes, secretário-geral do instituto.

Os interessados na castração dos animais devem ficar atentos às campanhas de divulgação que acontecem nas mídias sociais ou site do órgão ambiental. O próximo evento com a participação do público acontecerá neste mês de junho. Os interessados devem fazer o cadastro no site do Instituto Brasília Ambiental.

Apaixonado por animais, o administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno ficou animado com a notícia de que a cidade tem uma clínica cadastrada no Programa de Castração de Cães e Gatos do Instituto Brasília Ambiental. “Gosto de socorrer cães de rua, tenho 30 num canil, quando precisava de atendimento aos bichos tinha que ir ao Gama. Agora, com essa clínica na cidade, vai ficar mais fácil para os moradores que precisam deste serviço”, comenta.

Demanda aumenta

Segundo dados do órgão, o aumento pela demanda foi de 64% de 2018 para 2019, quando foram atendidos exatos 7.253 animais. Em 2020, por conta das restrições impostas pela pandemia, a assistência caiu para 3.470.

A castração é uma medida preventiva do GDF e reflete inclusive na conservação ambiental. “O abandono dessas crias indesejadas promove a invasão de animais domésticos nas nossas unidades de conservação, causando uma disputa natural por espaço com efeito predatório”, explica o secretário-geral do Ibram, Thulio Cunha.

“A ideia é que a gente consiga ampliar ainda mais o escopo dessa ação, principalmente conscientizando a população da necessidade e dos benefícios da castração”, completa Marco Aurélio, da UFAU.

Há nove anos proprietária da Pet Adote, Alda Oliveira, 40 anos, diz que ação do órgão, em parceria com a iniciativa privada, tem caráter de saúde pública. “Não fica legal esses animais abandonados pelas ruas do DF porque tem a questão das doenças que eles trazem, daí a importância da castração”, observa.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA