Cidades

Caiado recebe participantes da 30ª edição da Caminhada Ecológica, em Aruanã

Publicado

em

Conclusão do tradicional evento que marca temporada do Rio Araguaia há três décadas contou ainda com a presença do ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino. Governador ressalta preservação do meio ambiente aliada aos investimentos no setor turístico.

 

 Em Aruanã, às margens do Rio Araguaia, Caiado acompanha chegada dos atletas da Caminhada Ecológica

Em Aruanã, às margens do Rio Araguaia, Caiado acompanha chegada dos atletas da Caminhada Ecológica

O governador Ronaldo Caiado recebeu, na tarde deste sábado (29/07), os participantes da 30ª edição da Caminhada Ecológica, durante a chegada em Aruanã, no Noroeste goiano. Maior evento do gênero da América Latina, a edição de 2023 da Caminhada tem como tema “#TodosPeloCerrado”, com foco na preservação e amor ao bioma e ao Rio Araguaia. O ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino, participou da festividade.

“Mostramos, mais uma vez, que sabemos preservar e também fazer turismo. As pessoas não vão destruir os rios com pesca predatória. Ao mesmo tempo, temos todo o cuidado com as praias. Não se vê lixo espalhado mais. A parte educativa funciona”, pontuou o chefe do Executivo goiano.

A equipe de 30 atletas, composta por 21 homens e nove mulheres, partiu de Trindade na madrugada do dia 25 de julho rumo à Aruanã, acompanhada por uma equipe de apoio formada por 90 pessoas, que prestaram auxílio durante o percurso. Ao todo, os participantes percorreram 310 quilômetros em cinco dias de caminhada, passando por outros dez municípios goianos: Goianira, Brazabrantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã.

A Caminhada Ecológica é idealizada pelo Jornal O Popular e pelo Sesc Goiás. O Governo de Goiás participa do evento com apoio logístico do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que disponibilizou dois micro-ônibus para transporte da equipe de apoio e forneceu uniformes para os atletas.

Recém-chegado à titularidade do Ministério do Turismo, Celso Sabino disse, apesar de ainda não ter passado em seu estado natal, o Pará, fez questão de vir ao evento em Goiás. “Com os novos produtos apresentados pelo turismo goiano, com a segurança fortalecida, os novos leitos de hotéis e, agora, em parceria com o governo federal, tenho certeza que vamos potencializar ainda mais aqui essa indústria, que é ímpar”, projetou. “Por sua localização estratégica, esse estado tem a possibilidade de trazer o Brasil inteiro para conhecer suas belezas. Tenho a certeza de que Goiás terá no turismo um novo agronegócio no futuro, em termos de geração de riqueza e empregos”, completou Sabino.

Nas cidades por onde os atletas pernoitaram aconteceu a tradicional solenidade de passagem do Troféu Jaburu, símbolo da Caminhada Ecológica. A chegada em Aruanã foi acompanhada por diversas autoridades políticas da região do Vale do Araguaia, moradores e turistas que aproveitam o fim das férias de julho à beira do Rio Araguaia. Um show dos cantores goianos Pádua e Maria Eugênia, promovido pela Secretaria de Estado da Retomada, fechou o evento.

Fotos: Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA