Segurança

Caiado defende troca de experiências e colaboração com PF

Publicado

em

Governador se reuniu, nesta quinta-feira (21/09), com a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues

Governador Ronaldo Caiado e superintendente da PF em Goiás, Marcela Rodrigues, se reúnem em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado e superintendente da PF em Goiás, Marcela Rodrigues, se reúnem em Goiânia

A troca de experiências entre as polícias de Goiás e a Polícia Federal (PF), assim como a colaboração em investigações, foram pauta de reunião entre o governador Ronaldo Caiado e a superintendente da PF em Goiás, Marcela Rodrigues. “Trabalhamos em uníssono, no sentido de fazer com que o cidadão se sinta seguro para ter a sua casa, sua propriedade e tenha tranquilidade para conviver com sua família”, afirmou o governador no encontro desta quinta-feira (21/09), na sede da corporação, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Em tom de cordialidade e parceria, Caiado ressaltou o trabalho executado pela PF em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), motivo pelo qual recebeu uma homenagem da corporação. “Poucos estados conseguiram fazer uma força integrada de combate ao crime organizado. É uma integração sem vaidade, sem querer achar que um tem que disputar com o outro”, disse Caiado.

“A visita do governador é um imenso orgulho para nós. É muito importante essa união entre as forças de segurança pública, que está concretizada não somente no papel, e resultados têm sido demonstrados diariamente. A segurança pública é única”, salientou Rodrigues. Esta foi a primeira visita formal feita pelo chefe do Executivo à gestora, que assumiu a função em fevereiro deste ano. Na ocasião, Caiado ainda conheceu parte das instalações da PF, como Núcleo de Inteligência e Unidade de Saúde do Servidor.

Currículo
Marcela Rodrigues iniciou sua carreira na Polícia Federal há 14 anos, como delegada de Polícia Federal, e exerceu, em Goiás, os cargos de chefe das delegacias de Defesa Institucional; de Repressão a Crimes Previdenciários; e do Setor de Inteligência Policial. Atuou também nas funções de delegada regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado; representante Regional da Interpol; e corregedora regional, entre outras.

Fotos: Wesley Costa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Segurança

Goiás tem queda de até 92% na criminalidade em 2024

Publicados

em

Na comparação dos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, maior redução é em roubo de carga; número de feminicídios cai 31%

O estado de Goiás registrou queda em todos os índices criminais, nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) na manhã desta quinta-feira (11/04), em Goiânia. A maior redução foi verificada no crime de roubo de carga, com 92% – foram 13 casos no primeiro trimestre de 2023 e apenas um este ano.

Na sequência, estão roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte caíram 33% e os de feminicídios reduziram 31%. As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado e são provenientes do Registro de Atendimento Integrado (RAI), conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o estado tem priorizado o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletem a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, afirma.

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

O mesmo ponto é ressaltado pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum. “Realizamos ações preventivas por parte dos policiais militares na rua, com reforço daqueles que se formaram recentemente e daqueles que estão no estágio. Além disso, há um trabalho muito bem feito pela Polícia Judiciária, Polícia Penal e Polícia Científica dando retaguarda. E o Corpo de Bombeiros é nossa força de salvamento”, salienta.

Outro destaque do balanço, disponível no site da Secretaria, é que 165 municípios não registraram nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não houve nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementa Caiado. Pesquisa da Genial/Quest divulgada nesta semana revela que a segurança recebe avaliação positiva de 69% dos entrevistados.

Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)

Foto: Secom / Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA