Segurança

Caiado anuncia que a partir de agosto serão convocados 600 novos bombeiros aprovados no último concurso

Publicado

em

“Vamos aumentar em quase 1/3 o efetivo da corporação”, anuncia Caiado durante celebração ao Dia Nacional do Bombeiro

O governador Ronaldo Caiado parabenizou o trabalho eficiente de atendimento à população do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), em solenidade, nesta sexta-feira (30/06), em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. O evento foi na sede do Comando Geral, no Jardim América, em Goiânia.

O chefe do Executivo aproveitou a data para anunciar a convocação, a partir de agosto, de 600 novos bombeiros aprovados no último concurso. O que representa quase 1/3 do efetivo atual. Ele ainda destacou o projeto de expansão da corporação. No último dia 22, o Governo de Goiás deu início ao Projeto Capilaridade, com a inauguração do primeiro Posto Avançado da corporação, em Trindade. Outros 44 novos postos serão construídos em todo o estado até 2026. A iniciativa fez com que os outros 26 comandantes dos bombeiros no Brasil visitassem Goiás para conhecer o projeto.

“O Governo de Goiás é referência em todas as áreas, principalmente em bombeiros militares. A construção desses postos avançados vai dar uma rapidez ímpar, com capacidade de chegar às pessoas em situações emergenciais num curto espaço de tempo. É a modernidade, eficiência e resultado do nosso Corpo de Bombeiros Militar chegando na vida de 7 milhões de goianos, nos 246 municípios”, ressaltou Caiado.

O comandante-geral do CBMGO, coronel Whashington Luiz, explicou que o projeto de expansão chamou a atenção de todo o país. “Todos querem saber o que estamos fazendo aqui, interessados em levar o Capilaridade para o restante do Brasil. Nós estamos fazendo história”, celebrou. O projeto é inspirado no modelo norte-americano, que reduz o quantitativo de bombeiros na área administrativa e concentra esforços na área operacional, com instalações e equipamentos de última geração.

Em solenidade de comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Caiado anuncia a convocação de 600 aprovados do último concurso da corporação para o segundo semestre de 2023

Em solenidade de comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Caiado anuncia a convocação de 600 aprovados do último concurso da corporação para o segundo semestre de 2023

UTI aérea
Outro investimento recente que elevou o patamar do CBMGO, foi a doação de um avião modelo King Air C90, avaliado em R$10 milhões, apreendido de uma organização criminosa pela Polícia Civil. “Está sendo feita a instalação da UTI, para atender não só idosos e adultos, como também crianças em situação de alto risco. A aparelhagem na estrutura interna do avião é pressurizada, o que dá condições para as pessoas chegarem nos hospitais e serem corretamente tratadas. Hoje nós temos uma aeronave compatível com o padrão da corporação”, comemorou o governador.

Com a aeronave, os cidadãos poderão ser atendidos em todas as regiões do estado com mais agilidade. “Com o avião King Air, nós diminuímos o tempo de socorro e qualquer goiano hoje, no lugar mais longínquo, vai estar a 50 minutos de qualquer hospital de emergência.”, salientou o coronel Whashington Luiz.

Dia Nacional do Bombeiro
A data é comemorada oficialmente em 2 de julho, quando o decreto imperial que regulamentou o serviço de combate a incêndios foi publicado, em 1856. Em Goiás, o dia celebrado anualmente com uma série de eventos. Na cerimônia militar, os bombeiros que prestaram serviços relevantes ao Estado receberam a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da corporação, que faz alusão ao patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Durante o evento, o governador foi homenageado pelo Comando Geral com uma machadinha, que representa as ações de sucesso da corporação.

Fotos:Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook

Segurança

Goiás tem queda de até 92% na criminalidade em 2024

Publicados

em

Na comparação dos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, maior redução é em roubo de carga; número de feminicídios cai 31%

O estado de Goiás registrou queda em todos os índices criminais, nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) na manhã desta quinta-feira (11/04), em Goiânia. A maior redução foi verificada no crime de roubo de carga, com 92% – foram 13 casos no primeiro trimestre de 2023 e apenas um este ano.

Na sequência, estão roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte caíram 33% e os de feminicídios reduziram 31%. As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado e são provenientes do Registro de Atendimento Integrado (RAI), conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o estado tem priorizado o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletem a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, afirma.

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

O mesmo ponto é ressaltado pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum. “Realizamos ações preventivas por parte dos policiais militares na rua, com reforço daqueles que se formaram recentemente e daqueles que estão no estágio. Além disso, há um trabalho muito bem feito pela Polícia Judiciária, Polícia Penal e Polícia Científica dando retaguarda. E o Corpo de Bombeiros é nossa força de salvamento”, salienta.

Outro destaque do balanço, disponível no site da Secretaria, é que 165 municípios não registraram nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não houve nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementa Caiado. Pesquisa da Genial/Quest divulgada nesta semana revela que a segurança recebe avaliação positiva de 69% dos entrevistados.

Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)

Foto: Secom / Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA