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Busca ativa por pessoas que ainda não se vacinaram será intensificada

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Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9), o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, reforçou que as ações que ocorrem fora das unidades de saúde continuarão sendo realizadas em várias regiões do Distrito Federal.

O general Pafiadache, com a equipe da pasta, anunciou em coletiva que as ações fora das unidades de saúde continuarão a ocorrer em várias regiões do DF | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

“Nosso percentual vacinal está muito bom, mas com essa busca ativa será ainda melhor”, ressaltou o chefe da pasta. Pafiadache anunciou que as ações fora das unidades de saúde serão intensificadas, como vacinação e testagem da covid-19.

“Estamos em negociações com o Ministério da Saúde para instalar um posto de vacinação no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. As novas ações vêm para somar com todos os esforços que já estamos fazendo para alcançar o maior número de pessoas possíveis”, explica.

A pasta vem trabalhando em um modelo de busca ativa da população, levando a vacina a grandes centros de circulação de pessoas, a exemplo de feiras, como ocorreu durante dois finais de semanas consecutivos, e na Rodoviária do Plano Piloto, que já conta com um ponto fixo de vacinação.

Transmissão da covid-19

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno, explicou que, nos últimos dias, não houve aumento da transmissibilidade do coronavírus e que a pasta trabalha para antecipar os riscos.

A rede de frio da Secretaria de Saúde está abastecida com os três principais imunizantes, o que permite à população buscar a marca que preferir

“Estamos organizando os esforços para os diferentes cenários que podemos ter com a pandemia. Mas, também, na perspectiva da recuperação dos prejuízos que a pandemia causou”, observa. O gestor destaca também que é preciso “recuperar os serviços essenciais para a rede, como melhorar o número de equipes de estratégia de Saúde da Família e aumentar a força de trabalho na atenção primária. O enfrentamento da covid-19 é a nossa prioridade, mas não pode ser exclusividade”.

Vacinação

A rede de frio está abastecida com os três principais imunizantes: CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer-BioNTech. Hoje, nos pontos de vacinação, a população pode buscar o imunizante da marca que preferir. A medida foi tomada para aumentar a procura pela vacina e, consequentemente, a cobertura vacinal.

Quanto à vacina da Janssen, o Distrito Federal recebeu 10.250 doses nessa quarta-feira (8). O quantitativo será utilizado para vacinar com a dose de reforço as pessoas que receberam o imunizante até o dia 30 de junho.

Para quem tomou a vacina após esse período, a Secretaria de Saúde aguarda receber novas remessas do Ministério da Saúde.

“As mulheres que receberam a vacina Janssen até o dia 30 de junho e, atualmente se encontram gestantes, não poderão receber o reforço do mesmo imunizante. Esse público receberá a vacina Pfizer”, explicou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Os pontos de vacinação contra a covid-19 podem ser consultados diariamente no site da Secretaria de Saúde.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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