Geral

Brasília Ambiental comemora Dia do Cerrado

Publicado

em


O Instituto Brasília Ambiental celebrou na manhã deste sábado (11) o Dia Nacional do Cerrado com uma série de atividades em homenagem ao bioma, no Centro de Referência em Educação Ambiental do Parque Ecológico Águas Claras. A iniciativa, que integra a Semana do Cerrado, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), contou com as presenças do presidente do Instituto, Cláudio Trinchão e do secretário de Meio Ambiente (Sema), José Sarney Filho, entre outras autoridades.

No Parque Ecológico Águas Claras foi possível observar a céu aberto as exposições A Natureza É… e Nosso DF através de Mapas | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Quem foi celebrar o Dia do Cerrado no parque teve a oportunidade de participar de atividade de automassagem, contação de história, ver a exposição de maquetes topográficas de Unidades de Conservação, participar da doação de publicações ecopedagógicas e da divulgação sobre o concurso fotográfico Eu Amo o Cerrado.

Além disso, também foi possível observar a céu aberto as exposições A Natureza É… e Nosso DF através de Mapas, além de poder ouvir a palestra Como a filosofia pode auxiliar no desenvolvimento sustentável.

“O Dia do Cerrado tem o objetivo de proporcionar que as pessoas conheçam o bioma, porque quem conhece, protege. Precisamos conhecer o Cerrado e quando o defendemos, defendemos a qualidade de vida das futuras geraçõesSarney Filho, secretário do Meio Ambiente

Renato Luís, presidente do grupo de escoteiros Ave Branca, destacou que a importância do Dia do Cerrado está em trazer os holofotes para o bioma. “Vivemos no ambiente deste bioma e é muito importante para o movimento dos escoteiros colaborar com a divulgação dele para que a comunidade tenha cada vez mais consciência que, além da preservação, o desenvolvimento do Cerrado é muito importante”. O grupo de escoteiro atua há mais de 30 anos no Parque Ecológico Águas Claras e conta hoje com 150 membros.

Já o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, destacou a importância do órgão ambiental para a sociedade e para a preservação do cerrado brasileiro. Lembrou que a autarquia ambiental tem entre suas atribuições administrar 82 Unidades de Conservação (UC’s), além de fiscalizar e licenciar ambientalmente várias atividades.

Ele também reforçou a importância e o compromisso do servidor público da área ambiental. “A equipe é qualificada, envolvida e muito comprometida. Apesar das dificuldades, como na pandemia da covid-19, em nenhum momento deixou de fazer suas entregas. O principal patrimônio de qualquer organização são as pessoas, os servidores”, enfatizou.

Trinchão listou várias das entregas feitas pelo órgão, entre elas, a criação da Diretoria de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (DPCIF) e o aumento no número de brigadistas contratados. Ações que resultaram na redução de 50% nas áreas queimadas dos parques e UCs no ano passado e que está produzindo igual resultado este ano.

Importância e defesa

O secretário Sarney Filho ressaltou que a área ambiental tem um compromisso com o futuro. “O Dia do Cerrado, hoje comemorado, tem o objetivo de proporcionar que as pessoas conheçam o bioma, porque quem conhece, protege. Precisamos conhecer o Cerrado e quando o defendemos, defendemos a qualidade de vida das futuras gerações”.

Sarney Filho enfatizou ainda que o bioma vive um momento muito importante, visto que uma das primeiras consequências das mudanças climáticas, no Brasil, tem sido a escassez hídrica e o cerrado é um produtor de água.

Quando plantamos mudas de plantas nativas do Cerrado, de certa forma, é água que estamos produzindo”Rosa de Lima, voluntária no Parque Águas Claras

“Brasília teve uma crise hídrica há quatro anos. Embora hoje os nossos reservatórios nos deem a tranquilidade de que não haverá falta de água para o consumo humano, este ano e no próximo, temos que nos lembrar da crise recente e que, segundo o Inventário do Clima, as coisas tendem a piorar. Por isso, temos que cada vez mais cuidar dos serviços ecossistêmicos que o cerrado presta. É a savana mais biodiversa do mundo”, afirmou.

Na oportunidade, tanto Cláudio Trinchão como Sarney Filho foram homenageados com placas do Dia do Cerrado pela Associação de Servidores do Instituto Brasília Ambiental (Asibram).

O potencial hídrico do Cerrado também foi lembrado pela coordenadora do grupo de voluntários, Rosa de Lima Coalho, que presta ação no Parque Águas Claras. “Cerrado tem importância enorme não só para o Brasil, mas para o mundo porque é aqui que se encontram as nascentes das grandes bacias brasileiras. Quando plantamos mudas de plantas nativas do Cerrado, de certa forma, é água que estamos produzindo”, disse.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA