Política Nacional

Bolsonaro recebe presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou

Publicado

em


O presidente Jair Bolsonaro recebeu hoje (3) a visita do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, para tratar sobre as relações bilaterais entre os dois países e as propostas de mudanças para o Mercosul. O almoço de trabalho ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília, e, em seguida, os presidentes e seus ministros fizeram declaração à imprensa no Palácio do Planalto.

De acordo com Bolsonaro, em março está prevista reunião entre presidentes dos países-membros do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – para tratar sobre a abertura comercial do bloco, com a possibilidade de negociações independentes com outros países. A medida também é defendida por Lacalle Pou. “Pertencemos ao Mercosul, vamos fazer 30 anos dessa associação e, como toda a associação, temos que revê-las. E o próximo passo nesse mundo moderno é a flexibilização para que cada país possa avançar”, disse o presidente uruguaio.

Os projetos de infraestrutura para a integração do bloco também foram tema do encontro. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, explicou que os planos para a hidrovia do Mercosul já estão bem equacionados, com a dragagem da Lagoa Mirim, localizada na fronteira entre Brasil e Uruguai. Lacalle Pou também afirmou que o presidente do Paraguai, Alberto Fernandez, será convidado para tratar sobre o desenvolvimento da hidrovia no Rio Uruguai, que divide os três países.

Além disso, Tarcísio de Freitas destacou a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na fronteira entre Brasil e Uruguai. Segundo o ministro, o projeto já está pronto, dependendo apenas de liberação de orçamento. Assim que ela for construída, a antiga ponte Barão de Mauá, que liga as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio, será restaurada.

Outros assuntos tratados foram o controle fronteiriço durante a pandemia de covid-19 e a segurança energética brasileira. “Em face da crise hídrica que o país passa, desde outubro do ano passado, nós estamos importando energia do Uruguai e também da Argentina. Isso mostra que essa integração é importante para segurança energética dos países e nós estamos trabalhando para que ela cada vez aumente mais, chamando outros países do Mercosul para participar”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Lacalle Pou retorna para o Uruguai ainda na tarde desta quarta-feira.

Edição: Aline Leal

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Bolsonaro: militares têm a obrigação de garantir a liberdade

Publicados

em


O presidente Jair Bolsonaro reiterou hoje (21) as afirmações que vem fazendo, de que entre as obrigações das Forças Armadas está a de garantir a liberdade da população. A declaração foi feita durante a cerimônia de formatura de 281 novos sargentos da Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá (SP).

Estou aqui, hoje, vendo uma garotada que se espalha pelos quatro cantos do Brasil para levar patriotismo e dedicação às cores de nossa bandeira”, disse o presidente em rápido discurso. “E a obrigação maior de todos nós militares, além de fazer cumprir a nossa Constituição, é garantir a nossa liberdade; aquilo que realmente nos move, nos dá alegria e prazer”, acrescentou.

De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente retorna, em seguida, a Brasília, onde se reunirá, ainda hoje, com ministros.

Edição: Valéria Aguiar

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA