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Aumenta a quantidade de refeições oferecidas nos restaurantes comunitários

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De janeiro a junho deste ano, o GDF investiu R$ 19.128.142,91 para garantir uma alimentação de qualidade e nutricionalmente adequada nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal. Nesse período, foram servidas nas unidades sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), no total, 3.932.327 refeições para a população em vulnerabilidade social.

“Tem ajudado bastante, porque é uma refeição barata. É muito bom ter um restaurante comunitário perto de casa. Eu posso vir andando, ajuda bastante”, pontua Enoque Monteiro Neto, que almoça diariamente no Restaurante Comunitário do Itapoã.

Autônomo da área de tapeçaria, Enoque explica que o baixo custo da refeição também ajuda no trabalho. “Você consegue economizar um pouco para os funcionários e é uma comida nutritiva”, destaca. 


Todas as refeições servidas nos 14 restaurantes comunitários são planejadas e monitoradas por uma equipe da Sedes, para assegurar uma alimentação balanceada | Foto: Divulgação/SedesPor causa da pandemia dacovid-19, as famílias não estão fazendo as refeições no local, mas podem retirar um número não limitado de marmitas ao custo de R$ 1 cada. Em seis meses, a quantidade de refeições servidas já é quase a metade do que foi oferecido em todo ano de 2020, quando foram servidas 7.279.367 unidades.

“O aumento da quantidade de refeições servidas nos restaurantes comunitários é reflexo da crise gerada pela pandemia da covid-19, assim como o aumento da demanda pelo Cartão Prato Cheio. Muitas pessoas ficaram desempregadas ou tiveram queda na renda”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Ter essa possibilidade de retirar marmitas para toda a família a um preço acessível nos restaurantes fortalece muito a nossa rede de proteção social.”

Cardápio

Todos os restaurantes comunitários, para o almoço, funcionam de segunda a sábado, das 11h às 14h

Todas as refeições servidas nos 14 restaurantes comunitários são elaboradas por funcionários da empresa contratada, contando com planejamento e monitoramento de uma equipe da Sedes para assegurar uma alimentação balanceada.

“Temos um critério para garantir a qualidade dessa refeição. Acompanhamos as demandas da população, diretamente nas unidades ou pelas ouvidorias, para verificar se as quentinhas estão na quantidade adequada. Também priorizamos os alimentos da safra, as frutas da estação e recomendamos às empresas que adquiram alimentos dos produtores locais”, explica a diretora de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Dolores Ferreira.

A gestora lembra que, para muitos usuários, almoçar no restaurante comunitário é uma forma de ter acesso a uma refeição barata e nutricionalmente adequada. “Com o aumento do preço do gás de cozinha e a inflação dos alimentos, para muitas famílias compensa mais financeiramente retirar as marmitas no restaurante comunitário do que comprar e cozinhar os produtos. Muitas pessoas retiram marmitas para almoço e jantar e ainda levam para vizinhos”, enfatiza.

“A comida boa aqui é a feijoada na sexta, e no sábado, o frango assado”, comemora Enoque Monteiro Neto. Já o vigilante patrimonial, Renato Dourado Godoy tem o Restaurante Comunitário de Brazlândia como parte do dia a dia. “Frequento o restaurante desde o começo. Todas as quentinhas aqui são de boa qualidade. Sempre venho e aproveito para levar as marmitas para doações, porque elas já vêm bem-embaladas, bem-fechadinhas. Show de bola. Preço imbatível”, comemora.

População em situação de rua

Desde junho de 2020, a população em situação de rua acompanhada pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) pode fazer as refeições gratuitamente nos 14 restaurantes comunitários. Neste ano, de janeiro a junho, já foram servidas 32.785 refeições a pessoas desse grupo, um investimento de R$ 197.204,45 para garantir alimentação desse público nos restaurantes.

Em 2020, foram entregues, no total, 8.235 refeições à população em situação de rua, um investimento de R$ 52.351,39. Ou seja, em seis meses, foram retiradas quatro vezes mais refeições para a população em situação de rua.

“Houve um aumento da divulgação do serviço. As pessoas em situação de rua que retiram marmita no restaurante comunitário são cadastradas antes pelas equipes de abordagem social, ou podem chegar na hora, que nós anotamos os dados pessoais para que aquela pessoa também seja acompanhada posteriormente”, explica Dolores Ferreira.

Horários de funcionamento

Todos os 14 restaurantes comunitários, para o almoço, funcionam de segunda a sábado, das 11h às 14h.

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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