Distrito Federal

Atendimento para órtese e prótese poderá ser agendado

Publicado

em


Dentre os materiais disponíveis há cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, próteses mamárias externas, entre outros | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A partir da próxima segunda-feira (8), os usuários que precisam requisitar órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e materiais especiais ambulatoriais poderão marcar a avaliação através do site Agenda DF – sistema dedicado ao agendamento de visitas em diferentes postos de serviço do GDF.

Atualmente, para ser atendido, é necessário ir pessoalmente ao Núcleo Ambulatorial de Órtese na 114 Sul.

De acordo com o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia, o objetivo do agendamento através do site Agenda DF é organizar o serviço, otimizar recursos humanos e fazer com que o usuário não perca tempo e nem corra o risco de dar viagem perdida.

“Através do agendamento a pessoa terá um horário exclusivo reservado para seu atendimento e nunca vai dar viagem perdida. Hoje, os usuários precisam comparecer presencialmente na 114 Sul só para marcar sua avaliação. Além disso, vai evitar a formação de filas e aglomerações”, explica.

Através do agendamento o usuário terá a opção de agendar sua avaliação e escolher o melhor dia e horário, tudo na comodidade de sua casa, evitando ir fazer a marcação pessoalmente. No dia da avaliação o paciente leva todos os documentos necessários e a solicitação do médico.

“É obrigatório comparecer na avaliação e levar a solicitação do médico, pois o profissional vai avaliar a real necessidade de uma prótese, por exemplo, além de fazer as medições e adaptações necessárias de acordo com cada paciente”, informa Monique de Oliveira, chefe do Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses, Próteses e Materiais Especiais.

Dentre os materiais disponíveis há cadeiras de roda, andadores, bengalas, muletas, próteses mamárias externas, entre outros. Todos são de âmbito ambulatorial, ou seja, que dão suporte ao paciente e nada tem a ver com os materiais utilizados em cirurgias.

Segundo Monique, alguns materiais são entregues no mesmo dia da avaliação. No entanto, alguns levam mais tempo para serem disponibilizados aos pacientes, tendo em vista que precisa adquirir ou adaptar de acordo com a necessidade do usuário.

Para fazer o agendamento basta se cadastrar no site Agenda DF e marcar a data da avaliação, que deverá ser confirmada, através do e-mail que a plataforma envia para o usuário.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA