Minas Gerais

Ano letivo na rede estadual começa com semana de acolhimento de estudantes

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A rede pública estadual de ensino de Minas Gerais inicia, nesta segunda-feira (8/3), de forma remota, o ano letivo de 2021. Durante a primeira semana, entre os dias 8 e 12/3, as escolas vão se dedicar às atividades de acolhimento dos alunos e desenvolver ações que promovam o estreitamento dos laços com a comunidade escolar. Outro objetivo é fazer com que os estudantes conheçam melhor as propostas pedagógicas que serão desenvolvidas pela unidade de ensino.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Geniana Guimarães Faria, destaca a importância desse momento com os alunos e ressalta as ações desenvolvidas para o novo ano na rede estadual. 

“Depois de um ano tão desafiador como foi 2020, iniciamos esse ano letivo sabendo da necessidade de mantermos o engajamento para que possamos proporcionar, a cada um dos nossos estudantes, a continuidade do processo de ensino e aprendizagem de forma remota, garantindo o direito à educação. Esta primeira semana letiva é um momento de acolher e estabelecer vínculos, ação extremamente necessária para o processo de aprendizagem”, afirma. 

A partir de 15/3, têm início as aulas do programa Se Liga na Educação e o processo dos Planos de Estudos Tutorados (PETs). Para auxiliar os educadores na realização das atividades, a SEE/MG encaminhou documentos orientadores para as escolas. 

Ambientação

“Neste momento, a unidade de ensino precisa envolver o estudante para que ele se sinta parte da escola. É importante que, mesmo remotamente, o aluno novato possa saber como é o espaço físico da escola. Ações assim são fundamentais para reduzir a distância física e estreitar os laços de afetividade com o espaço escolar”, destaca a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Esther Augusta Nunes Barbosa.

As atividades sugeridas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada unidade de ensino. Entre as iniciativas propostas estão a criação de um vídeo curto no qual sejam apresentados ao aluno o ambiente escolar e os professores, por meio de fotos, além de rodas de conversas virtuais. Também são indicadas atividades para serem feitas com estudantes que não possuem acesso à internet. 

Além disso, o material destaca a importância do estudante ter um espaço para apresentar suas expectativas e anseios em relação ao ano que se inicia. “O contexto nos instiga a construir diferentes metodologias e formas de nos comunicar. Fomentar a escuta dos estudantes é parte fundamental neste processo”, enfatiza Esther Barbosa.

Ferramentas pedagógicas

Também durante a Semana de Acolhimento os alunos começam a conhecer e a se apropriar das ferramentas de estudo não presencial. O Plano de Estudo Tutorado (PET) já está disponível para acesso gratuito desde o dia 3/3, no endereço eletrônico estudeemcasa.educacao.mg.gov.br

Para os estudantes que não têm acesso à internet, o PET será entregue impresso, como em 2020. A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com relação aos protocolos sanitários de prevenção e combate à covid-19.

Os estudantes também podem conhecer um pouco mais sobre o programa Se Liga na Educação, que será transmitido de segunda a sexta-feira pela Rede Minas, das 7h30 às 12h30, e reapresentado pela TV Assembleia. As teleaulas, com conteúdo alinhado com os PETs, começam a ser exibidas a partir de 15/3.

Outra ferramenta que os estudantes terão acesso é o Conexão Escola 2.0. O aplicativo foi atualizado com a incorporação de inúmeras melhorias. Entre elas está a interface com a plataforma Google Sala de Aula, atendendo a pedidos de professores e alunos. Os educadores serão orientados a estar on-line no Conexão Escola 2.0 no momento da sua aula, disponíveis para interagir com os alunos, postar atividades, transmitir aula por vídeo, entre outros. A navegação no aplicativo segue sendo patrocinada pelo Governo de Minas para professores e estudantes da rede pública estadual.

Ano letivo de 2021

Em coletiva de imprensa realizada na última semana, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, falou sobre as novidades para o ano letivo. Serão investidos mais R$ 350 milhões na Educação no estado. Os recursos são divididos em R$ 90 milhões de adicional de manutenção para pequenos reparos nas unidades escolares, R$ 170 milhões a mais sobre o valor que normalmente é destinado pelo Governo de Minas para a alimentação escolar e mais R$ 90 milhões distribuídos para as unidades de ensino que serão reconhecidas com o Prêmio Escola Transformação por bom desempenho de gestão e aprendizado.

Outra novidade é que, para este ano, a SEE/MG oferecerá um Reforço Escolar. As primeiras turmas serão formadas a partir dos resultados da avaliação diagnóstica, realizada no final do ano letivo de 2020, com a participação também dos alunos que tiveram mais dificuldade na devolução dos PETs. 

A cada aplicação de avaliação em 2021 serão feitas novas análises para eventuais inclusões e encerramento da participação de estudantes de acordo com os avanços na aprendizagem. A direção da escola entrará em contato com o aluno e seus responsáveis, informando a necessidade de participação nas atividades de reforço.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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