Política

Alego sedia projeto de formação para mulheres que pretendem ingressar na política

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai sediar, no próximo sábado e domingo, ou seja, dias 6 e 7 de agosto, um encontro para formação do Projeto Goianas na Urna. A reunião terá início às 8h em ambos os dias. O projeto será viabilizado na Casa de Leis por intermédio da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) no auditório 201 do Legislativo goiano. 

O Goianas na Urna é a primeira escola de formação e fortalecimento de candidaturas femininas em Goiás. Trata-se de uma organização suprapartidária que nasceu, segundo os próprios dirigentes, por acreditar no poder transformador de mulheres comprometidas com a equidade de gênero.

“Nossa visão é promover um aumento da representatividade feminina no cenário político goiano. Para isso, formamos uma rede de mulheres comprometidas com a luta por igualdade de gênero. Esse projeto é comprometido com pautas democráticas, prezando pelos valores da igualdade de oportunidades, equidade, justiça social e, sobretudo, pelo aumento de representatividade feminina nos espaços legislativos”, diz um trecho do comunicado divulgado no perfil oficial do grupo.

O trabalho desenvolvido pelas lideranças consiste na criação de um processo seletivo onde são selecionadas mulheres de todos os espectros políticos, que tenham o objetivo de se candidatar a cargos legislativos. Um dos critérios primordiais é que sejam comprometidas com as pautas democráticas e de equidade de gênero.

Às mulheres são ofertados cursos de formação política que levam em conta aspectos teóricos e práticos. “Promovemos acesso a plataformas eleitorais de mapeamento do eleitorado e desafiamos nossas selecionadas para implementarem o conteúdo em suas candidaturas locais”, explicam os organizadores no perfil oficial do Goianas. 

Outro ponto diz respeito à preparação para a campanha. “Apoiamos o diálogo das participantes com os partidos políticos, disponibilizamos mentorias para candidaturas de mulheres negras, compartilhamos materiais e ferramentas preparatórias para as etapas de pré-campanha, campanha e pós-campanha e ampliamos a visibilidade das candidatas em nossas plataformas de comunicação”, acrescenta em outro trecho. 

Por fim, o grupo ainda viabiliza a formação de uma rede de conexão entre as candidatas com voluntárias/os que queiram apoiar as candidaturas femininas. O projeto foi lançado em 2019 e já selecionou 57 mulheres interessadas em se candidatar. Ao todo, mais de 100 já se inscreveram. “Nossas selecionadas vieram de onze cidades do estado de Goiás e de 16 partidos políticos diferentes”, explica a organização que frisa: “cinco terminaram eleitas”. 

Para a doutora em Ciência Política, Deborah Thomé, os desafios que afastam as mulheres da política decorrem do fato de que “as campanhas no Brasil são muito caras, as mulheres normalmente conseguem menos acesso a recursos”. Segundo ela, o próprio tempo se torna um “recurso limitado” para conseguir, de fato, alcançar espaços significativos na luta política. “A mulher é olhada pelos eleitores como alguém que não é esperada naquele lugar. Como sociedade, se queremos mudar de alguma forma essa realidade é preciso que os partidos e que o estado interfira nessa relação de desigualdade”. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA