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Agências do trabalhador no DF têm melhores resultados do país

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Há três semanas, Sthefanny Daianny Tavares trocou o status de desempregada pelo de operadora de caixa. Isso foi graças à intermediação das agências do trabalhador, que apenas no primeiro quadrimestre deste ano já encaminharam ao mercado de trabalho 9.509 profissionais. São 17 unidades espalhadas pelo Distrito Federal, sendo uma delas totalmente inclusiva, localizada na Estação 112 Sul do Metrô.

“No ano passado, mesmo com a pandemia, tivemos 26% de inserção no mercado de trabalho, enquanto a média nacional é de 5%”Alinne Marques, coordenadora de ações para o trabalhador e empregador da Secretaria de Trabalho

Em 2020, foram 16.755 vagas oferecidas, com 18.436 encaminhamentos para processos seletivos e 4.324 contratações. A relação entre o número de encaminhados e o de efetivados está bem acima da média nacional, como explica a coordenadora de Ações para o Trabalhador e Empregador da Secretaria de Trabalho, Alinne Marques: “No ano passado, mesmo com a pandemia, tivemos 26% de inserção no mercado de trabalho, enquanto a média nacional é de 5%”.

Segundo ela, os resultados são possíveis graças à metodologia utilizada pelas agências do DF. “O Sine [Sistema Nacional de Emprego] faz o cruzamento de dados da vaga e dos candidatos cadastrados e convoca. Por aqui, nós pegamos esse relatório gerado e entramos em contato com os candidatos que se encaixam no perfil para saber se realmente têm interesse na vaga e, só assim, encaminhamos”, complementa Alinne, explicando que isso diminui as chances de a pessoa desistir durante a entrevista.

São 17 agências do trabalhador espalhadas pelo Distrito Federal, e cada uma delas presta uma média de 4.336 atendimentos por mês | Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Outro ponto a considerar é que, para cada vaga disponível, as agências do trabalhador do DF encaminham ao empregador três candidatos, para que ele tenha opções durante o processo seletivo. Isto aumenta as chances de contratação.

Para Albertino Alexandre Júnior, gerente técnico de uma empresa de informática que desde março deste ano anuncia vagas nas agências do trabalhador, isso é uma vantagem. Até hoje, todas as oportunidades que ele incluiu por lá foram preenchidas.

“Eu anunciei vagas na internet e estava com muita dificuldade de encontrar profissionais. Um servidor da Agência do Trabalhador entrou em contato comigo e resolvi ofertar por lá. Primeiro, para técnico de informática; depois, para técnico de impressoras e vendedor. O alcance deles é grande, e, com isso, surgem muitos candidatos. Dessa forma, a escolha se torna mais fácil e assertiva”, comemora.

Com Albertino Júnior, a agência usou a modalidade de captação de vagas. Empresários que desejam anunciar oportunidades também podem fazê-lo pelo site da Secretaria de Trabalho. As agências ainda oferecem salas para os processos seletivos, que podem ser usadas pelas empresas que solicitarem.

Cadastro

Apesar de divulgar, diariamente, as profissões com vagas disponíveis para o dia seguinte, as agências do trabalhador recebem cadastros de candidatos mesmo fora do perfil das oportunidades listadas. Os interessados tanto podem ir presencialmente a uma das agências como se cadastrar pelo aplicativo Sine Fácil.

“A pessoa que deseja se recolocar no mercado de trabalho pode procurar as agências quando quiser. Com o currículo cadastrado, sempre que aparece uma vaga no Sine, o próprio sistema faz o cruzamento e a convocação. O trabalhador pode acompanhar pelo aplicativo Sine Fácil, como ocorre em outros sites de cadastro de currículos”, explica Alinne.

Para quem for pessoalmente, é preciso levar documentos pessoais e um currículo, caso o tenha. No caso de fazer o cadastro on-line, a coordenadora dá dicas para que as informações colocadas ajudem na hora de o sistema encontrar o perfil desejado.

“A gente orienta incluir o maior número de informações que puderem. Coloque não somente as experiências formais, mas as informais também, mesmo que não apareçam em Carteira de Trabalho. O local onde pretende trabalhar também é importante, assim como as vagas às quais pretende concorrer”, detalha.

Além das vagas formais, as agências do trabalhador passaram a intermediar as prestações de serviços com microempreendedores individuais e estágios. “Muitas vezes, o estudante não enxerga o Sine como órgão de encaminhamento para estágio, mas sempre temos oportunidades, devido a parcerias feitas com empresas”, comenta Alinne Marques.

Além das vagas de emprego, as agências do trabalhador oferecem outros serviços, como requerimento de seguro-desemprego, ajuda para baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho e microcrédito. A média mensal, por agência, é de 4.336 atendimentos. Ceilândia é a que mais recebe pessoas, seguida de Taguatinga e Samambaia.

*Com informações da Secretaria de Trabalho

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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