Distrito Federal

Administrações regionais ganham novos equipamentos

Publicado

em


Os compactadores de asfalto são equipamentos vitais para a execução das operações tapa-buracos, que levam mais segurança e estabilidade para as ruas e avenidas do DF| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A política pública de manutenção urbana no DF ganhou importantes reforços. Na manhã desta quarta-feira (24), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) entregou cinco rolos compactadores de asfalto e 17 reboques tipo carreta prancha para 17 administrações regionais. No total, foram adquiridas 35 unidades dos dois tipos de equipamento, fruto de um investimento de R$ 8,1 milhões do GDF.

“Estamos dando autonomia para as administrações regionais cumprirem o seu papel de fazer a linha de frente nas operações tapa-buracos, garantindo mais qualidade de vida para a população”Fernando Leite, presidente da Novacap

Alguns equipamentos já haviam sido entregues para outras administrações regionais. Com isso, agora, cada região administrativa conta com um compactador de asfalto, equipamento vital para executar as operações tapa-buracos e levar mais segurança e estabilidade para as ruas e avenidas do DF. O reboque também é indispensável para os serviços, sendo a maneira mais rápida de transportar o rolo compactador.

O presidente da Novacap, Fernando Leite, participou da cerimônia de entrega e comentou o impacto que os equipamentos terão nos cuidados e na manutenção das cidades. “Estamos dando autonomia para as administrações regionais cumprirem o seu papel de fazer a linha de frente nas operações tapa-buracos, garantindo mais qualidade de vida para a população”, avalia. “Tendo os instrumentos, os atendimentos às demandas emergenciais, que tanto preocupam e incomodam, podem ser feitos de maneira eficiente”, garantiu.

“Nós brigamos muito, mas é com a intenção de trabalhar, porque esse é um governo que realmente faz com que as coisas aconteçam”Valmir Lemos, secretário executivo das Cidades

Já o secretário executivo das Cidades, Valmir Lemos, destacou que a entrega dos rolos compactadores e dos reboques só foi possível por meio da união de esforços entre as pastas do GDF: “Quero agradecer à Novacap pelos investimentos que estão sendo feitos, além da Secretaria de Economia, que liberou os recursos para que pudéssemos fazer as licitações. Nós brigamos muito, mas é com a intenção de trabalhar, porque esse é um governo que realmente faz com que as coisas aconteçam”.

Sérgio Damasceno, administrador do Paranoá: ansioso para colocar as os novos equipamentos nas ruas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

E quem recebeu o maquinário mal vê a hora de colocá-lo para funcionar nas ruas. “Há mais de 10 anos que não tínhamos máquinas desse tipo. Vamos conseguir otimizar o nosso serviço com os rolos compactadores e os reboques vão nos ajudar a levar as máquinas até as áreas rurais mais distantes”, explica o administrador regional do Paranoá, Sérgio Damasceno.

Além dos representantes das regiões administrativas, também participaram da cerimônia alguns coordenadores do GDF Presente, programa que trabalha em parceria com as administrações regionais nas ações de manutenção* urbana por todo o Distrito Federal. Para auxiliar nas operações tapa-buracos, a Novacap também fornece massa asfáltica produzida por sua usina para todas as regiões.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA