Distrito Federal

Adiada para abril a licitação de drenagem pluvial no Lago Sul​

Publicado

em


Empresas interessadas em participar do processo licitatório das obras de drenagem pluvial e pavimentação na QI 07 do Lago Sul devem ficar atentas ao novo calendário. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) adiou o concurso, que aconteceria hoje (18 de março). Agora, a nova data é 8 de abril, com horário marcado para as 10h.

A postergação se deu em virtude do Decreto nº 41.882, de 8 de março, que declarou estado de calamidade, no âmbito da saúde pública da capital federal por causa da pandemia do novo coronavírus. O que significa mais tempo para aqueles que têm interesse na licitação concorrem ao processo.

A empresa vencedora realizará serviços vinculados ao sistema viário e infraestrutura pluvial. As benfeitorias vão contemplar os lotes E, H, I, J, K, L e M da atual QI 21, localizados no Setor de Habitações Individuais Sul (SHI/Sul).

O diretor Técnico da Terracap, Hamilton Lourenço Filhos, diz que os serviços de pavimentação compreendem “asfaltamento, estacionamentos, sinalização e meios-fios”.

Ele ainda complementa que os trabalhos de drenagem visam “um melhor escoamento das águas”. Mas que para serem executados, o responsável deverá observar as características físicas do solo e seguir os parâmetros, dimensionamento, especificações de materiais e métodos construtivos recomendados no projeto.

Empresas que estiverem de acordo com as especificações e demais disposições exigidas pelo objeto podem participar do processo licitatório. Interessados já conseguem acessar o edital, no site da Terracap, na seção “Licitações Compras/Serviços”. Para acessar o documento referente à Licitação Presencial nº 04/2020, basta clicar aqui.

Mais informações podem ser obtidas no call center da Terracap, no número (61) 3350-2222 ou via chat on-line, disponível no portal da autarquia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

* Com informações da Terracap

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA