Geral

Ação esclarece moradores da Vila Planalto sobre coleta seletiva

Publicado

em


Durante toda a manhã desta sexta-feira (22) foi feita uma mobilização com os moradores da Vila Planalto para conscientizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo. A ação começou na UBS da Vila Planalto, percorreu a Praça Nelson Corso, seguiu para a Praça Zé Ramalho, fez uma parada no Clube de Vizinhança, seguiu para o Acampamento Tamboril e finalizou na praça da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompeia.

“A ideia é essa, fazer barulho, movimentar a comunidade. Toda essa galera está aqui, junta, para passar informação sobre a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente”Efigênia Lustosa, coordenadora de mobilização do SLU

Ao longo do percurso, os servidores do SLU conversaram com moradores e explicaram sobre o correto acondicionamento dos resíduos, a importância da separação dos materiais e também distribuíram panfletos com informações sobre os serviços do SLU tais como a instalação de papa-lixo, papa-entulho, papa-reciclável e lixeiras.

“A separação seletiva e o condicionamento adequado do lixo, além do cuidado com as lixeiras e como posicioná-las, são importantes para ajudar a manter a cidade limpa, organizada, bonita e protegida. Cada um precisa fazer a sua parte”, afirma Victor Chaves, gerente de Gestão de Território da Administração Regional do Plano Piloto.

Para a coordenadora de Mobilização do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Efigênia Lustosa, a recompensa de todo o esforço da campanha é contribuir para a prática de se separar o lixo reciclável do orgânico. “A ideia é essa mesmo, fazer barulho, movimentar a comunidade. Toda essa galera está aqui, junta, para passar informação sobre a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente.”

A mobilização percorreu várias ruas da Vila Planalto, contatando moradores de porta em porta | Emanuelle Sena/Ascom RAPP

Já a diretora do Centro de Ensino Fundamental 1 (CEF 1), Nilce Pereira, acredita que a importância da ação é fazer com que as pessoas aprendam, “porque muitas pessoas são das ‘antigas’, colocam o lixo em um saquinho”. “Hoje, precisamos aprender a selecionar, porque senão o futuro das nossas crianças estará comprometido.”

A moradora Lucimar Pereira recebeu o folheto dos mobilizadores do SLU e falou do desejo de propagar a ideia. “Estou pegando esse folheto justamente para passar para minha comunidade, para eles verem e saberem direitinho a respeito do dia certo, os dias de pôr o lixo”, disse.

Engajada em ações comunitárias, Jaira Leite, residente no Acampamento Tamboril, promove campanhas de plantio de árvores e também de conscientização sobre coleta seletiva. Ela destacou a importância da mobilização para a comunidade da Vila Planalto.

“A gente vem há muitos anos procurando conscientizar, mas é um trabalho de formiguinha mesmo separar o lixo, pôr os recicláveis no dia certo, porque o SLU já deixou panfleto com os dias certinhos. Pelo menos no nosso acampamento, a gente fez essa divulgação, esse apelo, as pessoas têm se conscientizado e estamos conseguindo. Mas com esse apoio da administração, SLU e governo junto com empresas privadas vai ser bem melhor”, afirmou.

Na Vila Planalto, o SLU faz a coleta de materiais secos às terças, quintas e sábados o dia todo. A coleta convencional é feita às segundas, quartas e sextas. No site slu.df.gov.br você encontra mais informações sobre resíduos e contêineres. No aplicativo SLU Coleta DF você pode consultar informações sobre os dias e horários da coleta.

*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA