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A evolução do Túnel de Taguatinga em seis meses de trabalho

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Obras começaram há seis meses e seguem em ritmo intenso, com mais duas etapas previstas para fevereiro | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Uma das obras mais importantes em andamento no Distrito Federal completa seis meses nesta quarta-feira (20). Com 14% de execução, aos poucos o grandioso Túnel de Taguatinga toma forma no coração de uma das principais cidades da capital federal, em uma região por onde trafegam 135 mil veículos diariamente.

135 milveículos trafegam diariamente pela região

Iniciada em julho de 2020, a obra tem transformado a paisagem de Taguatinga. Tapumes, guindastes, tratores, contêineres e dezenas de profissionais circulando pelo canteiro de obras tornaram-se rotina. Afinal, um monumento desse porte, com investimentos de R$ 275,7 milhões e que vai gerar 1,7 mil empregos, exige toda uma movimentação para se concretizar.

1,7 milempregos são gerados com as obras

Movimentação que se intensifica neste início de ano. Ao longo deste mês, o consórcio Novo Túnel, responsável pelos trabalhos, avançou em pontos importantes. Foram executadas as paredes do túnel, chamadas de paredes diafragma; a mureta guia, que tem como função guiar o guindaste Clam Shell para esse trabalho, e, por fim, os serviços de concretagem do túnel.

Para fevereiro estão previstas duas etapas. A primeira é a demolição da passarela de acesso à estação do Metrô, com a execução das paredes diafragma Sul/Norte /Central. A segunda é a execução da parede diafragma Sul, em um trecho de aproximadamente 450 metros. Em março, os trabalhos continuam nas paredes diafragma, que são responsáveis por estabilizar as paredes da cavidade da obra.

Veja, na arte abaixo, o que já foi feito na obra e o que está em andamento.

Arte: Agência Brasília

O túnel

Com investimento de R$ 275,7 milhões e previsão de entrega para 2022, o túnel trará economia de tempo, alternativas de percursos e mais opções para quem utiliza o comércio da região. Os recursos são provenientes de financiamento firmado pelo GDF com a Caixa Econômica Federal.

A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.

1.010 metrosExtensão da passagem subterrânea

População aprova

O administrador de Taguatinga, Renato Andrade, costuma visitar a obra a cada dez dias. O diálogo com comerciantes e os moradores da cidade tornou-se uma rotina nos últimos 180 dias.

“São seis meses de intensas negociações”, conta. “Claro que o transtorno existe e alguns comerciantes tiveram algum tipo de prejuízo, mas que é temporário. Quando a obra for concluída, teremos mais investimentos, mais empregos, trazendo mais dinheiro para cá. O que está ocorrendo é uma grande transformação no centro de Taguatinga.”

Uma pesquisa encomendada pelo GDF aponta que 86,9% da população aprovam a construção do túnel. Os entrevistados anteveem que a obra vai facilitar o trânsito e o transporte na região.

Para 78,8% das pessoas ouvidas, os transtornos causados pela construção serão compensados assim que a obra for concluída. É o que pensa o administrador de empresas Edvaldo Brito, 64 anos, morador da cidade. “O que nos faz superar as dificuldades é imaginar que em dois anos o túnel estará pronto e vamos nos beneficiar dele, com uma racionalidade no trânsito que não temos hoje”, aponta.

Boulevard

As melhorias provocadas pela obra do túnel não se restringem a questões de trânsito e mobilidade. A movimentada Avenida Central se transformará em um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas e os estacionamentos, ampliados.

No projeto, o fluxo de veículos vai se concentrar no transporte público (como o BRT) de moradores e frequentadores desta região da cidade. A previsão é que Taguatinga ganhe um centro ainda mais vibrante e moderno, com consequente valorização imobiliária e comercial.

“A área central de Taguatinga sempre foi muito negligenciada”, observa Edvaldo Brito. “Com esse projeto de um boulevard, a gente sente que o poder público vai encarar a região com mais carinho. Vai melhorar demais, desde que bem-cuidado.”

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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