Política

Espaço Cora Coralina

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) inaugurou na manhã desta quarta-feira, 17, a exposição “Cora Coralina: sou Paranaíba pra cá”, em celebração ao aniversário de 133 anos da poetisa. A mostra conta, ainda, com a exposição “Nunca te vi, sempre te amei” com cartas e poesias trocadas entre a escritora e Carlos Drummond de Andrade.

O evento é idealizado pela seção de Atividades Culturais da Casa em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e por isso, tem como público alvo os alunos da rede estadual, em especial os jovens do ensino médio. Porém, qualquer visitante é bem-vindo e poderá contemplar a exibição.

Aproximação com os jovens

Servidora da Casa e responsável pela exposição, Gabriella Gouvêa expôs que o objetivo da mostra é ratificar a importância de Cora na cultura goiana, além de aproximar o jovem do parlamento goiano. “Serão dez dias de exposição gratuita, promovidas pela Assembleia, que estimularão os jovens a se conectarem com a cultura goiana, incentivando a leitura e a escrita, além de desenvolver o sentimento de pertencimento”, disse.

Segundo Gouvêa, três escolas compareceram na abertura do evento, aproximadamente 120 estudantes. A expectativa é que a mostra receba diariamente 80 alunos da rede pública estadual.

Resgate cultural

O evento inaugural contou com a apresentação do espetáculo “Sobre figos e folhas” pela companhia teatral Matula Cênica, do município de Anápolis. A peça retrata, brevemente, a vida de Cora e os eventos importantes que a moldaram enquanto poetisa, misturando músicas, diálogos e releitura de poesias escritas por Cora.

Queli Ferreira é integrante da companhia teatral e explanou sobre a relevância da poetisa no cenário nacional. “O trabalho de resgate cultural de Cora Coralina se dá, sobretudo pelo fato de ser uma artista regional e que valorizou a cultura goiana. E falar, ainda, de seu papel enquanto mulher a frente do seu tempo, como ela própria diria. Cora quebrou vários estigmas sociais da época, para sustentar sua família e para correr atrás de seus sonhos. Foi uma mulher extremamente forte”, concluiu.

Os estudantes que compareceram à inauguração puderam, ainda, assistir uma palestra ministrada pela professora da faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiandira Ortiz e pela diretora do museu Casa de Cora, Marlene Vellasco. O seminário explanou em detalhes a obra de Cora Coralina em suas 15 publicações.

Além disso, as palestrantes contaram curiosidades e eventos importantes da vida de Cora. Marlene explicou que a exposição leva o título em referência a um poema da poetisa goiana, onde declama seu amor e suas raízes em Goiás. “Paranaíba é o rio que divide os estados de Minas Gerais e Goiás. Quando Cora diz que é Paranaíba pra cá, ela diz que é de Goiás, que está do lado de cá, e prova mais uma vez sua devoção por essas terras”, explicou a diretora do museu.

O evento ainda apresenta, com exclusividade, cartas trocadas entre Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade, também renomado escritor brasileiro. Cora e Drummond se tornaram grandes amigos e admiradores, apesar de nunca terem se encontrado pessoalmente. Cora é uma das principais poetisas do Brasil e seu trabalho é conhecido internacionalmente.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA