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Inovação: Brasília já conta com cerca de 50% de área de cobertura 5G

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Primeira cidade do país a receber oficialmente a quinta geração de internet móvel, Brasília já conta com área de cobertura de 40 a 50% do território, informou hoje (12) o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A expansão rápida do serviço deve-se principalmente à introdução de novas operadoras regionais, informou Faria. Segundo os termos do leilão do 5G, realizado em 2021, a cobertura prevista para a capital federal era de apenas 15% em 2022.

“São seis novas operadoras regionais. Por não terem o 3G e o 4G, elas investem logo para ter Brasília totalmente coberta e poder competir com os clientes das grandes operadoras”, disse Fábio Faria em entrevista ao programa A Voz do Brasil

O ministro lembrou que não é necessária a troca do chip telefônico para ter acesso ao 5G, embora os modelos de aparelhos disponíveis que suportam o serviço ainda seja limitado. Telefones mais novos que usam o sistema operacional iOS, da Apple, embora compatíveis, ainda não receberam atualização para habilitar o 5G; enquanto aparelhos Android com a tecnologia já podem usufruir das vantagens do 5G imediatamente. Certos modelos 5G chegam a ultrapassar o valor de R$ 10 mil, enquanto modelos mais baratos com a nova tecnologia variam entre R$ 1,5 mil a R$ 2 mil.

Infográfico 5G Agência Brasil Infográfico 5G Agência Brasil

“É uma revolução mesmo. Toda a cadeia de valor será impactada”, disse o ministro sobre os impactos da nova geração de internet móvel. “Com o 5G virão novas modalidades de emprego. A indústria estará conectada”, complementou.

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Segundo o edital do leilão 5G, as capitais brasileiras habilitarão a nova tecnologia até agosto. Manaus e Belém, entretanto, só terão o sinal 5G habilitado em setembro.

Sobre o preço que será praticado, o governo espera que a ampliação da concorrência entre operadoras crie vantagens e planos especiais de 5G para os consumidores. “Não tem nenhuma região do país que não tenha pelo menos uma nova operadora para competir. Todo o setor de telecom deve baixar tarifas”, informou.

Assista ao programa:

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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