Política

A cidade de Cocalzinho, que abriga o maior lago subterrâneo da América Latina, é o destaque da série “Isso é Goiás”

Publicado

em


Uma cidade bucólica e cheia de encantos naturais. Assim é Cocalzinho, município vizinho de Corumbá e Pirenópolis, mas que não fica devendo em nada a esses dois populares destinos turísticos, afinal, é em seus domínios que está localizado o maior lago subterrâneo da América Latina. Esse é o destino da vez da campanha semanal “Isso é Goiás”, publicada no Facebook, Twitter e Instagram da Assembleia Legislativa.

Cocalzinho é uma cidade jovem. E como todo jovem, tem uma beleza única e incomparável. Teve início a partir de um vilarejo, que se formou no entorno de uma fábrica de cimento, instalada em 1961, para atender às demandas geradas pela construção de Brasília. Na época, pertencia à zona rural de Corumbá de Goiás. 

Para quem gosta de tranquilidade, a cidadezinha, de pouco mais de 20 mil habitantes, que só foi emancipada na década de 1990, por si só já é um achado. Mas o melhor de Cocalzinho não está nas ruas da cidade. São nos arredores do aglomerado urbano que se encontram os lugares mais belos.

Para começar, Cocalzinho é cercado por vários rios, como o Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde. Os mananciais guardam boa parte dos atrativos naturais, com suas inúmeras cachoeiras (destaque para a dos Caiapós, do Morrinho dos Pireneus e do Pedro Belo), com quedas d’água de diversos tamanhos, águas límpidas e piscinas naturais.

Outra riqueza da região são as montanhas, serras e grutas. É bom lembrar que o município abriga uma parte do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que é a maior serra das Bacias Amazônica e do Rio Paraná. O parque, que ultrapassa os limites de outros municípios da região, é uma área de uma beleza difícil de traduzir em palavras: são cerrados rupestres de altitude, formações rochosas e nascentes. Um lugar para se desfrutar das muitas opções de atividades ou somente para contemplar.

O Pico dos Pireneus é uma atração à parte. Com 1.385 metros de altitude, é o ponto mais alto da região. Imagine a vista que se tem de lá! E no cume ainda é possível fazer uma oração em uma pequena e charmosa capela dedicada a Santíssima Trindade.

Pensa que acabou? Ainda tem a mais famosa atração de Cocalzinho: a Caverna dos Ecos, uma das grutas de maior importância ambiental do País. Em seu interior, nada mais, nada menos, que o maior lago de caverna em rocha micaxisto e calcário conhecido na América Latina. 

E para quem gosta de história, Cocalzinho de Goiás também é marcado por alguns detalhes interessantes do Brasil colonial, uma vez que integra os seguintes: a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas (1494-1750 ); os caminhos do Anhanguera (século XVIII); o roteiro da Estrada Colonial no Planalto Central (a mais extensa estrada do Brasil colônia oficializada pelo rei de Portugal D. João V); e o roteiro da Comissão Cruls, chefiada pelo astrônomo Luiz Cruls (1892), que veio demarcar o quadrilátero da futura capital federal. A missão percorreu toda a região, fazendo diversos estudos científicos por ali. 

Em tempos mais recentes, o município foi considerado, ainda, o portal da região “Caminho do Ouro” (Brasília-DF/Cidade de Goiás-GO), dentro do Programa Nacional de Regionalização de Turismo desenvolvido pelo Ministério do Turismo.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA