Geral

Brasília se prepara para receber atletas de todo o país

Publicado

em


Se você pensa que só os atletas estão nos preparativos para os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021, que ocorrerão de 10 a 18 de outubro, pensou errado. Enquanto eles treinam, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) estão a todo vapor para a realização do evento.

“Estamos na contagem regressiva para o início dos JUBs e na expectativa de entregar o melhor evento possível para nossos universitários”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) é responsável por administrar, coordenar e promover o esporte por todo o Distrito Federal, e por isso é parceira fundamental para execução dos JUBs. Em entrevista, a secretária de Esporte e Lazer do DF, Giselle Ferreira, fala sobre os preparativos.

Estamos a poucos dias para os JUBs Brasília 2021. Como estão os preparativos da secretaria para o evento? Quantas pessoas estão envolvidas diretamente?

Giselle Ferreira – A SEL trabalha em conjunto com outros órgãos, como as secretarias de Saúde, de Segurança Pública, de Transporte e Mobilidade, de Comunicação, de Turismo e Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e também com administrações regionais do DF e governo federal. São centenas de pessoas envolvidas em fazer um grande evento esportivo, com excelência, nas instalações esportivas com segurança, infraestrutura adequada e organização.

A secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, destaca o papel do evento como propulsor do turismo | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Devido à sua magnitude, os JUBs também significam um enorme desafio. Qual foi o maior deles até agora para vocês? E como foi resolvido?

GF – Estamos na contagem regressiva para o início dos JUBs e na expectativa de entregar o melhor evento possível para nossos universitários. Entre muitos desafios, sem dúvida, o maior é o de receber, na nossa cidade, os 4,5 mil participantes, entre atletas, árbitros, voluntários e oficiais, de forma segura. Para isso, cumpriremos todos os protocolos de segurança exigidos. Outro grande desafio é a infraestrutura, adequar as 16 modalidades esportivas e paradesportivas em nove dias de competição, além de várias outras metas a serem vencidas. Mas, com o nosso time da SEL trabalhando diariamente e cuidando de cada detalhe, tenho certeza que iremos realizar os JUBs com muito sucesso.

Como funcionou a logística para a escolha dos locais de competições ?

“Brasília já demonstrou capacidade de realizar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e diversos campeonatos internacionais”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer

GF – Cada modalidade exige uma infraestrutura que se adeque às suas necessidades, como o piso, tamanho de quadra, espaços abertos e acessibilidade, entre tantos outros fatores. Sendo assim, a equipe de produção da SEL visitou todos os locais no DF para competições e fez o levantamento de cada um e o que melhor oferece. Serão 17 locais de competição, como ginásios, clubes, escolas e universidades.

O que os participantes do evento podem esperar encontrar em Brasília? Como a cidade está se preparando de forma geral?

GF – Estamos muito confiantes com o trabalho realizado por todo o GDF para receber os participantes. Brasília já demonstrou a capacidade de realizar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e diversos campeonatos internacionais. Os visitantes vão encontrar uma cidade preparada com todas as medidas de combate à covid-19 e uma gente muito receptiva. O brasiliense torce e prestigia o esporte e participa ativamente das competições.

E as expectativas para receber o maior evento esportivo universitário da América Latina, como estão?

GF – Cumprindo a orientação do governador Ibaneis Rocha de tornar o DF a capital do esporte, comemoramos a escolha da cidade para sediar os jogos. Isso porque as competições vão aquecer o segmento de eventos e outras atividades econômicas. Os eventos esportivos são um propulsor do nosso turismo. A previsão de ocupação hoteleira é de 33 mil quartos na capital federal. Os ganhos com os JUBs irão além do esporte porque, durante 10 dias de realização do evento, serão cerca de R$ 11 milhões injetados na economia local por meio de hotelaria, transporte, alimentação e outros itens. E, acima de tudo, a volta das competições esportivas, com toda a segurança exigida. O retorno da prática esportiva tão importante para a população, a melhora da qualidade de vida, da saúde física e mental, afinal, esporte é saúde.

Serviço
Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021
De 10 a 18 de outubro
Abertura: dia 11 de outubro, às 19h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil
Assessoria de Comunicação: SCS Ed. Luiz Carlos Botelho, quadra 4, bloco A, 7º andar, telefone 4042-1828 ramal 2015. O credenciamento de imprensa é feito pela CBDU.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA