Cidades

Casa Civil disponibiliza Estatuto do Servidor

Publicado

em


A Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) apresenta o resultado de mais um trabalho de remissões em leis para facilitar o uso da legislação. Agora, a Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e fundações públicas estaduais está no Legisla Goiás (legisla.casacivil.go.gov.br) com anotações de leis, decretos e despachos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Este é mais um passo dado pela SECC no sentido de dar mais transparência, facilitar processos de compreensão da legislação pela sociedade em geral e dar segurança jurídica para agentes da administração pública estadual.

Para o superintendente de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos, Jorge Luís Pinchemel, a disponibilização do novo estatuto do servidor público em ambiente virtual com as remissões à legislação especial esparsa e aos despachos referenciais da PGE representa um novo passo da Casa Civil rumo à disponibilização, via dados abertos, do maior número de informações possíveis ao usuário. 

“Para mim é um prazer enorme trazer esse produto, porque ele é extremamente almejado dentro do Estado pelos servidores e, principalmente, as unidades de gestão de pessoas e as procuradorias setoriais porque ele concentra uma quantidade de instrumentos muito grande em um único corpo legal. Isso torna o trabalho desses setores mais célere, torna o acesso à informação mais transparente, facilita o manuseio do ato normativo e das legislações. Esse é só o primeiro dos diplomas legais que nós vamos disponibilizar para o público alvo, que é o particular e o servidor público, a partir dos próximos meses”, adianta o superintendente.

A identificação da necessidade da prática das remissões na legislação goiana e a sua implementação foi um serviço de inteligência integrada dentro da Casa Civil entre a Superintendência de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos (SLAT) e a Gerência de Consolidação de Legislação (GCL).

As remissões são uma série de anotações remetendo para legislações paralelas que tenham relação com essas leis, de maneira a facilitar o uso delas pelos servidores e demais cidadãos. Ao acessar a Lei do Estatuto do Servidor Público do Estado Goiás, por exemplo, o usuário encontra Leis Complementares, Leis Ordinárias, Planos de Cargos e Remuneração, Decretos Numerados, informações da GoiasPrev sobre aposentadoria, e os despachos com orientações da Procuradoria-Geral do Estado sobre matérias de relevância envolvendo os servidores estaduais.

De acordo com a SLAT, as próximas legislações a serem trabalhadas com inserções de anotações serão a Lei de Licitações e o Decreto que regulamenta a modalidade de pregão. As primeiras leis selecionadas pela Casa Civil para a implementação dessas práticas foram as leis nº 20.491, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo, e a nº 17.928, que dispõe sobre normas suplementares de licitações e contratos pertinentes a obras, compras e serviços, bem como convênios, outros ajustes e demais atos administrativos negociais no âmbito do Estado de Goiás.

Já o chefe da Gerência de Consolidação da Legislação (GCL), Cleusmar Teixeira, destaca que essas remissões vão resultar na maior agilidade na análise de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “Os gestores e outros servidores interessados encontrarão em um só lugar, por exemplo, na Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e das fundações públicas estaduais, remissões a todas as normas que envolvem direitos dos servidores do Estado”, diz.

O acesso à legislação goiana pode ser feita pelo site do Legisla Goiás. A plataforma é parte do programa de inteligência normativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Casa Civil, que permite a procura de forma rápida e simples, além de separar as legislações, por exemplo, em tipo, categoria, autor e índice cronológico.

Fonte: Secretaria de Estado da Casa Civil – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA