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Mutirão fez DF subir no ranking de vacinação

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“Tivemos um rendimento excepcional; as pessoas têm nos ligado e encaminhado os parabéns para os servidores e voluntários que estão participando da vacinação”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

A aplicação de 153.048 doses da vacina contra covid-19 desde segunda-feira (2) fez o Distrito Federal subir no ranking de vacinação do Brasil. Segundo os secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, o DF agora está em sétimo lugar nacional ao ter vacinado com a primeira dose 64,30% da população com mais de 18 anos. Em relação à segunda dose, a capital do país está em sexta colocação.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (5) no Palácio do Buriti, os gestores apresentaram dados que mostram como aumentou a cobertura vacinal de grupos específicos desde segunda-feira (2). Entre a população de 35 a 39 anos, a taxa de vacinação subiu de 20,5% para 40,8% na quarta-feira (4), ou seja, o dobro. Entre as pessoas de 40 a 44 anos, o aumento também foi expressivo: mais de 20%.

A chegada de mais doses ao DF vai reforçar o mutirão para vacinar as pessoas com mais de 30 anos. Um total de 39 mil doses foi destinado para a imunização por idade. “O governador Ibaneis Rocha decidiu reforçar o mutirão em vez de baixar mais a idade”, explicou Gustavo Rocha.

Em coletiva no Palácio do Buriti, os secretários apresentaram dados que mostram como aumentou a cobertura vacinal de grupos específicos desde segunda-feira (2) | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O GDF também decidiu abrir mais cinco mil vagas para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Agora, a lista de patologias subiu para 40, que podem ser consultadas no site da Secretaria de Saúde. As pessoas dessa faixa etária já podem se cadastrar e agendar a vacinação, que vai ocorrer nesta sexta (6) e na segunda-feira (9).

Das cinco mil vagas abertas no começo da semana para adolescentes com autismo e síndrome de Down, 2.472 jovens se cadastraram e 2.421 agendaram a vacinação, 1.342 deles para esta quinta-feira (5). “Tivemos um rendimento excepcional; as pessoas têm nos ligado e encaminhado os parabéns para os servidores e voluntários que estão participando da vacinação”, disse o secretário de Saúde.

1morte por covid-19 apenas foi registrada no DF nas últimas 24 horas

Normalidade

Gustavo Rocha ressaltou que a Secretaria de Saúde já esperava o aumento do índice de transmissão, que está acima de 1. “Esse aumento ocorreu por conta do período de férias. Muita gente viajou, voltou de viagem; é um índice que já estava previsto e está dentro da normalidade”, tranquilizou.

O secretário da Casa Civil também apresentou a quantidade de leitos de UTI vagos. Segundo Gustavo Rocha, há 76 leitos vagos UTI-Covid e cinco pacientes na lista de espera, o que dá uma taxa de ocupação de 57,54%.

“Quando a gente passa para leitos com suporte ventilatório, nos hospitais de campanha, são 164 vagos, uma ocupação de 45,33%”, afirmou. “É importante ressaltar esses dados porque são eles que mostram a capacidade de o DF atender os pacientes que precisarem.”

Segundo Osnei Okumoto, há 45 pacientes internados no Gama, 45 no autódromo e 49 em Ceilândia. Nas últimas 24 horas, houve apenas uma morte por covid-19 no DF. O secretário de Saúde também contou que uma pesquisa com os pacientes infectados com a variante Delta apontou que os três principais sintomas apresentados por eles foram perda de olfato, tosse e perda de paladar. Atualmente, o DF tem 75 casos por infecção pela variante Delta.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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