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Rádio Cultura será reequipada, após anos de precariedade

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“É uma emissora pública de importância fundamental na formação cultural da cidade” Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Há 33 anos no ar, a Rádio Cultura FM, que vinha operando com equipamentos obsoletos, vai ganhar cara nova graças a investimentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que gerencia a emissora. Só neste primeiro momento, serão destinados R$ 462 mil, sendo R$ 168 mil para atualização do software e R$ 294 mil para manutenção preventiva.

Na última terça-feira (20), as equipes da rádio puderam operar no novo software, que vai alterar padrões como qualidade de som e programação musical elaborada. Havia nove anos que esse equipamento não era trocado, provocando um envelhecimento tecnológico que deixou a emissora vulnerável. Diante do técnico Leandro Torres, os programadores Flávia Aguiar, Daniel Mafra e Helena Cusinato aprenderam os detalhes para operar o software.

Emissora, que estava sem equipe de manutenção desde 2019, vai ganhar novos equipamentos | Fotos: Marina Gadelha/Secec

Ouvinte e fã incondicional da Rádio Cultura, o titular da Secec, Bartolomeu Rodrigues, é um dos mais entusiasmados com essa reforma na emissora, que, operando 24 horas por dia, é conhecida por transmitir uma programação de qualidade, com informação e boa música, a ouvintes do Distrito Federal e Entorno.  “É uma emissora pública de importância fundamental na formação cultural da cidade”, avalia o gestor. “Muitos artistas de Brasília que fizeram sucesso nacional apareceram pela primeira vez na 100,9.”

Foi o caso de Ellen Oléria, que ouviu uma música de sua autoria tocar pela primeira vez na Cultura, quando fazia o trajeto Ceilândia-Plano Piloto, e da Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo, que fez graça no estúdio muito antes de lotar estádios e ginásios de norte a sul do país.

Novos conteúdos

“Enquanto a rádio envelheceu, o digital chegou e mudou toda a configuração, tanto que levamos o sinal para a web”Walter Silveira, diretor da Rádio Cultura FM

Neste momento, a Rádio Cultura segue com um edital para voluntários que queiram propor e apresentar novos conteúdos para a programação.  “O edital de voluntários visa dinamizar a programação da Rádio Cultura, envolvendo os agentes culturais, reforçando o caráter público da rádio, a pluralidade e a diversidade cultural, aspectos que têm caracterizado esta gestão da Secec”, destaca o diretor da emissora, Walter Silveira.

Com transmissor que foi recuperado em 2019, operando com 8KW, potência mais que suficiente para cobrir todo o DF e Entorno, a Rádio Cultura entra em fase de modernização. Quem comanda esse projeto é Walter Silveira, que, quando assumiu a emissora, também em 2019, diz ter encontrado muita precariedade – a começar pela falta de uma equipe de manutenção.

Entre outros problemas, lembra o gestor, havia operadores e locutores de som trabalhando dentro de um elevador destinado a pessoas com dificuldades de locomoção. Isso na época da reforma do Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), quando a rádio foi transferida para a Biblioteca Pública e os locutores sofriam com a acústica deficiente.

“Enquanto a rádio envelheceu, o digital chegou e mudou toda a configuração, tanto que levamos o sinal para a web”, conta o diretor. “Em seu histórico, temos um grande investimento para a inauguração da Rádio Cultura; e, nas décadas seguintes, a aquisição de equipamentos ficou a desejar, só havendo recurso, quando muito, para substituição por desgaste de uso.”

Equipamentos

A reestruturação da Rádio Cultura é um processo que compreende, além da virada tecnológica, aquisição de mobiliários, suporte e capacitação de mão de obra. A Secec acaba de celebrar um contrato de manutenção técnica preventiva para a emissora. Em setembro, serão adquiridos novos equipamentos para os estúdios, como microfones, caixas de som, mesas de áudio e mobiliário adequado para a redação, estúdios e salas de administração, produção e diretoria.

Há ainda um processo de contratação de locutores e operadores e um chamamento de servidores do GDF nas áreas de radiodifusão e jornalismo para recomposição funcional do veículo. Entre os servidores, a nova fase da Rádio Cultura provoca um misto de entusiasmo e alívio.

Um dos responsáveis pela programação, Daniel Mafra aponta que essa renovação tecnológica põe a emissora apta a escoar a produção musical feita no DF em alta potência. “A sensação é de que agora poderemos executar o trabalho bem feito no compromisso de uma rádio pública do Distrito Federal”, avalia.

Da área de jornalismo, Flávia Camarano conta que o sucateamento tecnológico da emissora provocou não só a interrupção da programação, como também a perda de acervos preciosos. O sistema defasado, lembra, travava constantemente e derrubava a automação do estúdio, silenciando a Rádio Cultura. “Muitas vezes, só permanecemos no ar graças à mágica da equipe, que se virava para não interromper a programação”, relata.

Nita Queiroz, que produz o elogiado Descomplica Cultura, é uma das que estampam a Rádio Cultura no peito. Para resumir a relação com a emissora, lembra-se de um trecho da música Carta de Amor, interpretada por Maria Bethânia. “Sou como uma haste fina que qualquer brisa verga, mas nenhuma espada corta.”

Uma história de sucesso

A Rádio Cultura foi criada em 1988, tendo sua primeira transmissão realizada do Anexo do Palácio do Buriti, onde ficavam localizados os estúdios e transmissores. Depois o estúdio foi transferido para o Teatro Nacional, onde permaneceu até o final de 2010, mudando para uma estrutura mais adequada no primeiro andar ou mezanino do Espaço Cultural 508 Sul.

Como meio de comunicação pública, a emissora tem por objetivo prestar serviços informativos, artísticos, educativos e culturais à comunidade e garantir a pluralidade e a diversidade cultural do Distrito Federal. Os transmissores da rádio continuam operando do Anexo do Buriti, irradiando numa potência de 8KW. O sinal alcança todo o DF e também o Entorno.

A programação da Cultura FM alinha um conteúdo produzido pelos profissionais da emissora e a veiculação de programas colaborativos que dialoguem com perspectiva de pluralidade e diversidade. O objetivo é difundir, irradiar e produzir cultura, educação, cidadania, entretenimento, informação de qualidade e prestação de serviços, buscando atingir um público cada vez mais amplo da sociedade.

Na grade de programação da emissora estão produções de cunho local, nacional e internacional, programação jornalística, apoio cultural, spots educativos, entrevistas com artistas e produtores, além de programas colaborativos, veiculados gratuitamente.

“Tudo que está sendo feito é para adequar a rádio tecnológica e operacionalmente, no intuito de chegarmos ao conteúdo”, resume Walter Silveira. “Nossa meta é interagir com a sociedade, oferecendo com qualidade aquilo que culturalmente é produzido pelos brasilienses; e, claro, a música é um patrimônio considerável de Brasília.”

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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