Geral

Engenho das Lages recebe grande ação integrada de saúde

Publicado

em


“A vacina contra covid-19 está sendo feita sem agendamento, pois boa parte desta população não tem acesso à internet” Regiane Martins, diretora de Atenção Primária da Região Sul de Saúde

Os moradores do Engenho das Lages, área rural do Gama, receberam uma grande ação da Secretaria de Saúde (SES) nesta quarta-feira (21). Houve testagem rápida de HIV e sífilis, orientação nutricional, entrega de kits odontológicos, verificação de pressão arterial e de glicemia, além de vacinação contra covid-19 para pessoas de 40 anos e maiores de 18 anos com comorbidades que não tinham conseguido fazer o agendamento.

“A ação de hoje é voltada para a população mais vulnerável, da área rural aqui do Gama”, explicou a diretora de Atenção Primária da Região Sul, Regiane Martins. “A vacina contra covid-19 está sendo feita sem agendamento, pois boa parte desta população não tem acesso à internet. Além disso, temos orientação com relação à prevenção da dengue e precisamos continuar com esse trabalho, pois a dengue também é perigosa. Tivemos uma redução de quase 98% no número de casos de dengue na Região Sul [de Saúde].”

Atividades de conscientização e combate à dengue também fizeram parte da operação | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

A vacinação contra covid-19 e os outros atendimentos de saúde foram coordenados pelas equipes da UBS 9 do Gama, com apoio da UBS 1 e 12 da cidade entre as 8h e as 16h. A população foi avisada antecipadamente por meio de carros de som, redes sociais e pela Associação dos Moradores.

Atendimento

Os moradores passavam por uma triagem para preencher a ficha da vacinação, depois eram encaminhados para aferir pressão arterial e glicose e para avaliação nutricional. Quem tivesse interesse também poderia fazer testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis. No caso de alterações nos resultados, o paciente era encaminhado para consulta médica na UBS 9 do Gama, responsável pela área do Engenho das Lages.

Neuza Gomes, de 53 anos, soube da ação e, mesmo já tendo se vacinado contra covid-19, foi verificar como estava sua saúde. “Vim aqui para fazer todos os testes disponíveis, pois é importante estar sempre acompanhando a nossa saúde”, disse. “Ações como essa facilitam a vida da comunidade, por isso deveriam ocorrer com mais frequência.”

A moradora Elisvânia Tavares, 45 anos, conseguiu tomar a primeira dose da vacina contra covid-19. “Estava muito ansiosa para me vacinar, pois tentei fazer o agendamento e não consegui”, contou. “Acabei desistindo, mas agora, com essa ação, vou conseguir me vacinar de maneira rápida, menos burocrática e perto de casa.”

Elisângela Santos, 42 anos, tentou fazer o agendamento por três vezes consecutivas e não conseguiu. Tomou sua vacina na ação desta quarta e comemorou. “É extremamente necessária uma ação como essa, pois facilita a vida da comunidade”, afirmou. “Agora que me vacinei, fico mais aliviada.”

Ação contra dengue

A ação desta quarta-feira (21) foi executada em conjunto com o Grupo de Gestão e Prevenção (Geiplandengue) Sul, que levou os agentes da Vigilância Ambiental para fazer inspeções nos quintais das moradias onde haviam sido notificados possíveis casos de dengue.

“Durante as ações de rotina contra as arboviroses, nós ouvimos as demandas da comunidade e estamos atentos às necessidades dela”, explicou a coordenadora do Geiplandengue Sul, Maria Aparecida Gama. “Fazemos a orientação necessária com relação ao combate de dengue, animais peçonhentos e outras possíveis arboviroses. Ficamos atentos aos casos notificados, mesmo que não se confirmem, e traçamos qual tipo de ação será realizada na região.”

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA