Cidades

Prefeitura de Goiânia apoia curso de capacitação sobre energia solar

Publicado

em


Na manhã desta sexta-feira (16/7), o prefeito Rogério Cruz visitou a carreta do projeto Road Show Solar, que está estacionada na área externa do Paço Municipal. Após percorrer 18 cidades brasileiras em quatro Estados, o veículo chega a Goiânia com a missão de disseminar conhecimento sobre energia entre o público geral.

Toda a energia consumida pela unidade móvel advém do Sol, inclusive a que ilumina a sala de aula onde é oferecido curso sobre projetos de energia solar, com noções sobre custos e instalação. O objetivo é mostrar que este tipo de energia é viável, tanto para empresas quanto para residências comuns. 

“A maioria dos bancos tem hoje financiamentos para projetos de energia solar bastante vantajosos para o consumidor. No prazo de 3 a 5 anos ele quita o investimento e depois disso a conta de energia reduz até 95% em relação ao que era pago com a energia elétrica”, afirma Carlos Toledo, diretor da região Centro-Oeste do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL), parceiro do projeto juntamente com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABDG).

A “carreta-escola” já rodou 4500 km e possibilitou a capacitação de 585 alunos. Marcus Costa é gerente comercial de uma empresa de energia solar de Goiânia e aproveitou o curso para aprofundar seus conhecimentos. “As pessoas precisam entender que a energia solar é completamente viável e nosso Estado tem um grande potencial de produção”, afirmou. Goiás faz parte do chamado Cinturão do sol, com irradiação diária de 12 horas – 4 horas a mais que a média de países europeus.

O prefeito Rogério Cruz elogiou a iniciativa e disse que a Prefeitura estará sempre de portas abertas para eventos que estimulem o desenvolvimento sustentável da cidade. “Inclusive, nós temos total interesse de implantar o sistema de energia solar nos próximos prédios que iremos construir, como escolas e unidades de saúde. Já estamos trabalhando nisso”, declarou Cruz.

Sobre o curso de capacitação

O curso é destinado ao público em geral e é ministrado por professores voluntários. Ele tem duração de 4 horas, com emissão de certificado após conclusão. 

As inscrições devem ser feitas pelo site roadshowhuaweisolar.com.br, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados vão ser doados para famílias carentes da capital.

As próximas turmas serão capacitadas neste sábado (17/7), segunda-feira (19/7) e terça-feira (20/7). Porém, as vagas para sábado já se esgotaram, restando apenas as opções de segunda e terça-feira.

Divino Rufino, da Diretoria de Redação
Fotos: Jackson Rodrigues

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA