Distrito Federal

100 bocas de lobo são limpas em Samambaia

Publicado

em


Trabalho contribui para a ressocialização de Internos que cumprem em regime semiaberto / Foto: Divulgação / Adm. de Samambaia

Neste período de chuvas, não tem jeito. O volume de águas em fevereiro no Distrito Federal está intenso. Assim, as bocas de lobo entopem por conta dos galhos das árvores que são arrancadas devido à ação natural do vento, arrastando outras sujeiras já existentes nas ruas.

Por isso, o programa Mãos Dadas, da Secretaria de Segurança Pública, está em Samambaia, com uma equipe de trabalho composta por 17 internos que cumprem pena em regime semiaberto.

A intervenção começou de forma mais intensa nesta última semana de fevereiro, sobretudo, preparando o ambiente para os próximos meses. Cerca de 100 bueiros estão limpinhos, dos quais 10 toneladas de sujeiras foram retiradas. Sobretudo, na Expansão de Samambaia.

“Ajudou a nossa equipe a resolver as demandas de uma forma ainda mais rápida”Gustavo Aires, administrador de Samambaia

Alívio

E para quem mora ali foi um alívio, pois, segundo o morador Isaías Oliveira, vai evitar as enchentes. “Estou muito satisfeito com o trabalho feito aqui nas quadras 800/1000. Fico alegre porque vejo o governo do Ibaneis lembrando da população mais pobre. Pois, aqui, somos mais emergentes. A gente vê que, nos governos passados, eles lembravam das áreas mais desenvolvidas”, agradece o morador.

Esse trabalho, realizado pelo projeto Mãos Dadas, além de solucionar os pedidos da população, ainda contribui para a reintegração de internos. “Aqui em Samambaia, durante esta semana, o trabalho foi muito ágil. Ajudou a nossa equipe a resolver as demandas de uma forma ainda mais rápida”, comenta o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.

*Com informações da Administração Regional de Samambaia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA