Economia

Cinturão da Moda abastece região da 44 neste final de ano

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Para atender demanda de Natal e Ano Novo, costureiras do projeto produziram, nos últimos 30 dias, mais de 25 mil peças. Maiores resultados foram registrados em Iporá, Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Bela Vista, Jussara e Abadiânia

A proximidade das festas de final de ano e o aquecimento das vendas na região da 44, segundo maior polo de moda do Brasil, resultaram em maior demanda de trabalho para as costureiras que integram o projeto Cinturão da Moda. Nos últimos 30 dias, foram mais de 25 mil peças confeccionadas dentro da iniciativa. Idealizado pelo Governo de Goiás e coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), o Cinturão da Moda foi lançado em fevereiro deste ano com o objetivo de movimentar a economia e suprir a demanda por mão de obra na região da 44.

As maiores produções foram registradas em Iporá, Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Bela Vista de Goiás, Jussara, Abadiânia e Paranaiguara. Cerca de 30 municípios participam do projeto. “Nosso objetivo é alcançar ao menos 100 mil novos postos de trabalho nesses municípios, fazendo a conexão com o polo da 44. Agora no Natal e no Ano Novo, as produções ficam ainda mais intensas”, comenta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Coordenadora do Cinturão da Moda em Bela Vista de Goiás, Maria Serenita conta que o projeto abriu as portas para dezenas de profissionais que estavam fora do mercado de trabalho. Ela explica como a prefeitura ajuda nos serviços. “Junto com o Governo de Goiás, nós capacitamos as profissionais por meio do curso de costura, e elas têm renda própria. Para ajudar, levamos os materiais até elas e, depois, entregamos no CD do Cinturão da Moda”, afirma Maria.

Moradora de Bela Vista de Goiás, a costureira Raquel Lemes Silva, de 36 anos, relata a experiência com o projeto. “É excelente. Além de ter o meu próprio dinheiro e ajudar nas contas de casa, faço o meu próprio horário. Então, posso dizer que o Cinturão da Moda mudou a minha vida neste ano. Agora tenho independência financeira”, garante Raquel.

O polo de confecção e moda da região da 44 tem faturamento estimado em R$ 8 bilhões por ano, com o quinto maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. Conta com mais de 16 mil pontos de venda e segue em crescimento, fato que explica a expansão da busca por mão de obra qualificada.

Fotos: Rodrigo Cabral / Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

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Dia das Mães: pesquisa do Procon Goiás aponta variação superior a 220% nos preços dos presentes

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Oscilação foi encontrada no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Levantamento foi feito com 156 itens em 54 estabelecimentos da capital

O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12/05) e para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha do presente, o Procon Goiás realizou pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia entre os dias 25 de abril e 2 de maio. Foram levantados preços de 156 produtos, como cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos. A pesquisa completa feita pelo Procon Goiás, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.

A principal variação apontada pela pesquisa foi de 221,28% no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Outro produto com variação considerável (206,90%) é o pó compacto da marca Bruna Tavares, vendido de R$ 27,99 a R$ 85,90.

Os pesquisadores do Procon Goiás encontraram ainda uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos entre R$ 80 e R$ 184, variação de cerca de 130%. O levantamento também levou em conta produtos eletrônicos, sendo que a maior diferença nesses itens foi superior a 135% e ocorreu no depilador Philips 2 velocidades, comercializado de R$ 199 a R$ 469.

A pesquisa também levou em conta variações dos produtos em relação ao ano passado. Teve produto com aumento superior a 95%. É o exemplo da paleta de sombras da marca Mariana Saad, vendida ano passado por R$ 80,97 e esse ano por R$ 157,95. Em relação a 2023, a cesta de café da manhã com 50 itens teve aumento de 52,80%. O produto era vendido ano passado a R$ 219,90 e esse ano a R$ 336.

Essa data é considerada a principal no calendário do comércio no primeiro semestre. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), o Dia das Mães deve levar 94% dos consumidores às compras na capital. Dados da entidade apontam que, este ano, o ticket médio para compra do presente será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor.

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Procon Goiás divulga pesquisa de preços de produtos para presentes do Dia das Mães

Orientações
Antes de ir às compras, pesquise os preços, para que não pese no orçamento familiar. O consumidor precisa se atentar ao fato de que os produtos têm de estar expostos com os preços de maneira clara e visível. O produto deve mostrar 2 preços: o total à vista e o valor das parcelas (no caso de parcelamento do pagamento).

Toda loja tem sua política de troca e o estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para reclamação: 30 dias para os produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis.

Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve testar o funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento, verificar da existência de manual de instruções em nosso idioma e a relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.

No caso de compras realizadas fora da loja física, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação.

Fotos: Procon Goiás / Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Governo de Goiás

 

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