Ação Social

Gracinha Caiado ressalta importância dos conselheiros tutelares na proteção da infância

Publicado

em

Primeira-dama enaltece atuação dos profissionais em sessão solene na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (23/11), em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar

A primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, defendeu o trabalho dos conselheiros tutelares do estado durante sessão solene em homenagem à classe, nesta quinta-feira (23/11), na Assembleia Legislativa de Goiás. “Nas dificuldades das crianças e adolescentes são eles que chegam, são eles que cuidam, são eles que enfrentam o momento mais doloroso que os menores em situação de vulnerabilidade passam”, afirmou.

A cerimônia proposta pelo presidente da casa, deputado Bruno Peixoto, faz parte das comemorações ao Dia do Conselheiro Tutelar, estabelecido por Lei Federal para 18 de novembro, desde 2017. Ao todo, 400 servidores públicos municipais receberam Certificados do Mérito Legislativo como reconhecimento pelos trabalhos prestados às crianças e adolescentes.

Em solenidade em homenagem a conselheiros tutelares, primeira-dama Gracinha Caiado se coloca à disposição da classe para discussão de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

Em solenidade em homenagem a conselheiros tutelares, primeira-dama Gracinha Caiado se coloca à disposição da classe para discussão de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes

Para o parlamentar, “o trabalho dos conselheiros tutelares é digno de reconhecimento, pois eles enfrentam situações de risco, além de cuidar das crianças em momentos delicados”, justificou. Peixoto também manifestou disposição em levar adiante demanda da categoria pela inclusão no plano de saúde Ipasgo.

“O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente assegura que os direitos das nossas crianças e adolescentes são responsabilidade da família, da comunidade, da sociedade em geral e, claro, do Poder Público”, reconheceu a primeira-dama, que se colocou à disposição para o diálogo sobre a execução conjunta de políticas sociais. Entre as ações do Governo de Goiás, destacou os programas Mães de Goiás e o Aprendiz do Futuro, além do Bolsa Estudo.

Ainda durante o evento, o presidente da Associação dos Conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Goiás, Sudário Alberto de Souza, explicou como a entidade atua e sua luta para a conquista de uma sede própria para os 262 conselhos do estado. “Nós precisamos transformar conselheiros no dia a dia. São 33 anos de estatuto, lutando enquanto associação para termos uma lei única no Brasil, nas eleições, no processo de escolha dos candidatos”, finalizou.

Quem são
Os conselheiros são eleitos de quatro em quatro anos pelo voto popular, com possibilidade de reeleição, e responsáveis por fiscalizar se a família, a comunidade, o poder público e a sociedade em geral estão assegurando a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Fotos: Hegon Corrêa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Ação Social

Bombeiros de Goiás chegam ao Rio Grande do Sul e iniciam resgate

Publicados

em

Primeiro trabalho foi no Rio do Sino, município de São Leopoldo, onde três pessoas e três cachorros foram resgatados

O trabalho dos bombeiros goianos que partiram rumo ao Rio Grande do Sul para ajudar na missão de resgate de vítimas das enchentes começou a alcançar os primeiros êxitos neste domingo (05/05). O primeiro trabalho realizado ocorreu no Rio do Sino, município de São Leopoldo, onde três pessoas e três cachorros foram socorridos com sucesso. Segundo a unidade local, são mais de 840 pedidos de vítimas ilhadas.

As seis viaturas que partiram do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Goiás (CBMGO), no Setor Central de Goiânia, na última sexta-feira (03/05) chegaram às 4h deste domingo (05/05) em Porto Alegre, de onde seguiram com destino ao município situado a 40 km da capital gaúcha e que foi bastante afetado pelas chuvas.

O Tenente Coronel Marcus Vinicius Borges Silva, líder da equipe, destacou a importância da missão: “Atuaremos inicialmente em uma área de região serrana, onde possivelmente existem pessoas soterradas. Mais do que uma missão militar, essa ação é uma devoção divina que fazemos, ajudando quem mais precisa”.

Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo

Equipe de bombeiros que saiu de Goiânia na sexta-feira chegou na madrugada deste domingo no Rio Grande do Sul e atua no município de São Leopoldo

A partida das equipes de Goiás foi determinada pelo governador Ronaldo Caiado na última quinta-feira (02/05), como parte dos esforços de solidariedade nacional diante da situação de emergência no Rio Grande do Sul. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado afirmou: “Agora é o momento de todo o país se unir para ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.

Especialistas
Composto por 21 militares, 4 cães e 4 embarcações de salvamento, o grupo de enviados tem a missão de enfrentar os desafios causados pelos temporais que assolam a região sul do país. Eles estão preparados para permanecer 10 dias no Rio Grande do Sul. Uma equipe extra ficará de prontidão na capital.

Segundo informações da Defesa Civil gaúcha, 235 municípios foram afetados pelas chuvas, resultando em mais de 23 mil desalojados. Até o momento, os temporais causaram pelo menos 75 mortes e chega a 103 o número de pessoas desaparecidas.

Foto: Secom e CBMGO / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA