Nacional
RODOVIAS: Caiado assina convênio que permite concessão conjunta de rodovias federais e goianas
Os governos Federal e do estado de Goiás deram início ao processo que permitirá a concessão conjunta de estradas federais e estaduais, como já vem sendo feito no Paraná – em seis lotes – e é estruturado com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (24), o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinaram convênio de delegação o qual, na prática, possibilita que cinco estradas goianas sejam leiloadas com estradas federais que cortam o estado, formando o chamado Lote 2 de Goiás. A previsão é que o leilão seja realizado ainda em 2024.
Somando 636,73 quilômetros de pistas, as vias estaduais são as seguintes:
• GO-020, do entroncamento da BR-153/352, em Goiânia, até o entroncamento da GO-139, no fim do perímetro urbano de Cristianópolis;
• GO-060, do entroncamento da GO-050/070, em Goiânia, ao entroncamento da GO-320, no início do perímetro urbano de Iporá;
• GO-070, do entroncamento da BR-060/GO-050/060, em Goiânia, ao entroncamento do GO-164;
• Trecho 1 da GO-080, do entroncamento da BR-060, em Goiânia, ao entroncamento da BR-153;
• Trecho 2 da GO-080, do entroncamento da BR-153 ao entroncamento da BR-251/GO-230/338, no contorno de Goianésia.
“Nosso objetivo é seguir modelo onde concedemos estradas federais e estaduais de forma unificada, e garantir investimentos, mais segurança e tarifas justas à população”, resume ministro Renan Filho
As estradas goianas permanecem sob gestão do estado até o momento de assinatura de eventual contrato de concessão.
Benefícios
“Nosso objetivo é seguir modelo já aplicado no Paraná e em estudo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para concedermos estradas federais e estaduais de forma unificada, o que garantirá investimentos, mais segurança e tarifas justas à população”, resume ministro. Os brasileiros também são beneficiados com a geração de postos de trabalho que se abrem com as obras previstas nas concessões para adequação da capacidade das vias e elevação do nível de serviços prestados aos usuários.
A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, destaca a importância da assinatura do convênio: “Com isso, ano que vem, nós conseguimos fazer um leilão das principais rodovias de Goiás”. Ela lembra que o portfólio de concessão do Ministério dos Transportes prevê a realização em 2024 de quatro leilões de rodovias federais que cruzam o território goiano.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Nacional
“Caminhos assistenciais” do Governo Federal liberam rodovias para garantir abastecimento do Rio Grande do Sul
Prioridade é a liberação ágil de trechos essenciais para assegurar o fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível
Com mais de 400 cidades atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o território gaúcho, o Governo Federal desenvolveu um plano emergencial para reestabelecer o fluxo viário em rotas estratégicas para assegurar o atendimento da população e impedir o desabastecimento de itens essenciais para a população do Rio Grande do Sul.
“Esses caminhos assistenciais, como estamos chamando, são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento”, informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “É um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas em 48 horas”.
Para isso, são usados maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, guindastes e caminhões. Há cerca de 200 equipamentos e 600 homens atuando diretamente no estado. Em alguns pontos de rompimento de trechos de estrada, a solução é preencher as brechas com pedras para permitir a passagem dos veículos. Um dos trechos liberados é a BR 290, que liga Porto Alegre a Santa Maria e segue até a fronteira com a Argentina, por onde passa 30% do comércio internacional do país. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de concessionárias e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguem no para restabelecer o fluxo viário.
“Liberamos o fluxo na BR 290. O momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul. Nesses caminhos serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias”, comentou o ministro.
Já estão liberados também trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas. Até esta quarta-feira (8/5), serão realizadas ainda as seguintes liberações: na BR-116/RS, sentido norte do estado, no trecho do Viaduto da Scharlau, e a ponte sobre o Rio dos Sinos.
Na BR-470, passagem liberada de Carlos Barbosa a Montenegro; na BR-386, a ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado também teve o fluxo retomado, assim como na BR-290, de Eldorado a Santa Maria, com construção de um bueiro. Já no caso da BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ainda ocorre com escolta, apenas para passagens de veículos emergenciais, pois há risco no trajeto. Trânsito liberado também na BR-448, a Rodovia do Parque.
Para o ministro, chama a atenção nesse desastre a amplitude, a velocidade com que as águas subiram e a demora no escoamento, o que dificulta o dimensionamento da crise e o atendimento. “A prioridade agora é salvar vidas, liberar vias para passagem de equipes de resgate e pronto socorro e, depois, pensarmos na reconstrução”, listou.
1 BILHÃO – Em reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ministro ainda informou que cerca de R$ 1 bilhão serão destinados pelo Governo Federal à reconstrução de rodovias federais, além do orçamento previamente destinado ao estado de R$ 1,7 bilhão.
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