Economia
Caiado enaltece desenvolvimento de Goiás durante inauguração de concessionária de camionetes
Instalada em Goiânia, a Ram House, do Grupo Saga, é a primeira loja conceito da marca de picapes Dodge Ram no Centro-Oeste. Além de gerar empregos, unidade vai contribuir para fomentar a economia do Estado
O governador Ronaldo Caiado prestigiou, nesta quinta-feira (20/07), no setor Bueno, em Goiânia, a inauguração da Ram House, primeira loja conceito da marca de picapes Dodge Ram no Centro-Oeste. A unidade planeja vender 1.200 veículos por ano e tem como principal público alvo os produtores rurais e representantes da cadeia do agronegócio.
“Esse é o sinal de que o empresário goiano tem levado o nome do estado para um cenário nacional e tem feito as pessoas enxergarem que Goiás é a melhor opção do Brasil para se investir. E não só neste momento, pois vai continuar sendo por muitos anos”, disse o governador sobre a instalação da empresa na capital.
Com apenas três lojas no Brasil, o empreendimento se destaca de concessionárias comuns por possuir uma arquitetura inspirada em celeiros, com decoração feita em madeira, couro e metais. Foram investidos R$ 15 milhões na estrutura física da loja, que planeja faturar R$ 300 milhões ao ano.
“Nós estamos trazendo um conceito diferente de concessionárias, diferente de tudo que a gente está acostumado no cenário”, destacou o diretor presidente do Grupo Saga, Sérgio Maia. Durante o evento, foi lançada a picape Rampage, da marca Ram. “Somente quatro cidades no Brasil serão contempladas com esse modelo e Goiânia não poderia ficar de fora porque é o lugar que mais se vende no Brasil”, explicou Maia.
Economia
Os anos de 2022 e 2023 foram os mais promissores para a indústria e o comércio de Goiás. Ao todo, já foram atraídos R$ 20 bilhões de investimentos para o solo goiano com a ampliação e instalação de novos negócios. Durante a inauguração, o governador Ronaldo Caiado destacou que a vinda da concessionária para a capital reflete o momento próspero que o Estado vive, com o “crescimento exponencial” da economia.
Levantamento divulgado pelo Instituto Mauro Borges em abril deste ano, mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB goiano) cresceu, em 2022, 6,6%, superando a expectativa de crescimento do PIB Nacional, que é de 2,9%. Goiás também foi destaque na geração de quase 100 mil empregos em 2022.
Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Economia
Dia das Mães: pesquisa do Procon Goiás aponta variação superior a 220% nos preços dos presentes
Oscilação foi encontrada no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Levantamento foi feito com 156 itens em 54 estabelecimentos da capital
O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo (12/05) e para ajudar o consumidor a fazer a melhor escolha do presente, o Procon Goiás realizou pesquisa de preços em 54 estabelecimentos de Goiânia entre os dias 25 de abril e 2 de maio. Foram levantados preços de 156 produtos, como cestas de café da manhã, flores, maquiagens, perfumes e eletrônicos. A pesquisa completa feita pelo Procon Goiás, com relatório e planilhas, está disponível no site goias.gov.br/procon.
A principal variação apontada pela pesquisa foi de 221,28% no vaso da flor azaléia, vendido de R$ 24,90 a R$ 80. Outro produto com variação considerável (206,90%) é o pó compacto da marca Bruna Tavares, vendido de R$ 27,99 a R$ 85,90.
Os pesquisadores do Procon Goiás encontraram ainda uma sessão de massagem relaxante de 50 minutos entre R$ 80 e R$ 184, variação de cerca de 130%. O levantamento também levou em conta produtos eletrônicos, sendo que a maior diferença nesses itens foi superior a 135% e ocorreu no depilador Philips 2 velocidades, comercializado de R$ 199 a R$ 469.
A pesquisa também levou em conta variações dos produtos em relação ao ano passado. Teve produto com aumento superior a 95%. É o exemplo da paleta de sombras da marca Mariana Saad, vendida ano passado por R$ 80,97 e esse ano por R$ 157,95. Em relação a 2023, a cesta de café da manhã com 50 itens teve aumento de 52,80%. O produto era vendido ano passado a R$ 219,90 e esse ano a R$ 336.
Essa data é considerada a principal no calendário do comércio no primeiro semestre. Segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL Goiânia), o Dia das Mães deve levar 94% dos consumidores às compras na capital. Dados da entidade apontam que, este ano, o ticket médio para compra do presente será de R$ 155, com cerca de dois produtos por cada consumidor.
Orientações
Antes de ir às compras, pesquise os preços, para que não pese no orçamento familiar. O consumidor precisa se atentar ao fato de que os produtos têm de estar expostos com os preços de maneira clara e visível. O produto deve mostrar 2 preços: o total à vista e o valor das parcelas (no caso de parcelamento do pagamento).
Toda loja tem sua política de troca e o estabelecimento só é obrigado a efetuar a troca do produto se ele apresentar algum defeito. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois prazos para reclamação: 30 dias para os produtos e serviços não duráveis e 90 dias para produtos e serviços duráveis.
Quanto às compras de aparelhos eletrônicos, o consumidor deve testar o funcionamento do aparelho ainda dentro do estabelecimento, verificar da existência de manual de instruções em nosso idioma e a relação da rede autorizada de assistência técnica do produto.
No caso de compras realizadas fora da loja física, o consumidor deve exigir o comprovante da data de entrega. Nesse caso, o prazo de desistência da compra é de 7 dias a partir do recebimento do produto. Exija sempre a nota fiscal na aquisição de qualquer produto, pois ela é importante caso o consumidor precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação.
Fotos: Procon Goiás / Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor – Governo de Goiás
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