Nacional

Escolas de samba do Rio retomam ensaios técnicos neste fim de semana

Publicado

em

A temporada regular de ensaios técnicos das escolas de samba do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí, na preparação do carnaval 2023 será retomada neste fim de semana. Por causa da pandemia de covid-19 , tais apresentações não foram realizadas nas datas do calendário oficial de carnaval em 2021 e, no ano passado, ocorreram fora do período normal. Embora tenham recebido um público saudoso do carnaval, os ensaios de 2022 não tiveram a mesma emoção daqueles dos carnavais anteriores à pandemia.

Agora, os torcedores de cada agremiação já podem se preparar para a animação do Sambódromo, que começa hoje (14) com apresentação três escolas da Série Ouro, que já foi Série A e Grupo de Acesso; e no dia seguinte, de duas do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval carioca.

Neste sábado, a primeira a entrar na avenida, às 20h, é a Lins Imperial; seguida da Estácio de Sá, às 21h, e da Inocentes de Belford Roxo, às 22h, as três associadas à Liga RJ, responsável pelas escolas de samba integrantes da Série Ouro.

Para o presidente da LigaRJ, Wallace Palhares, a volta dos ensaios técnicos é fundamental para que todas as escolas possam fazer o reconhecimento da pista e a organização de canto. “Para nós, daqui para a frente, já é carnaval. O ensaio técnico emenda com o carnaval, então, é importante de fato. Vamos começar neste sábado e vamos até a primeira semana de fevereiro para as escolas estarem preparadas para um grande desfile”, disse Palhares à Agência Brasil.

Ele espera que as escolas da Série Ouro superem em 2023 os desfiles de anos anteriores. “Cada ano é uma superação. Lembrando que voltamos a ter apoio da prefeitura, que é importante demais, e o diálogo, também. Esperamos megacarnaval . E a gente não deva nada a ninguém.”

Grupo Especial

Amanhã (15), o Império Serrano faz o ensaio técnico às 20h30 e a Paraíso do Tuiuti, às 22h. As apresentações técnicos continuam no fim de semana seguinte e terminam no dia 12 de fevereiro.

Além de ser a voz que vai abrir os ensaios técnicos do Grupo Especial, o cantor Ito Melodia, será o intérprete do Império Serrano, depois de defender muitos carnavais da União da Ilha. A estreia na tradicional escola de Madureira, anima o cantor, principalmente porque, em 2023, a escola vem com um enredo forte em homenagem a uma das mais destacadas figuras do Império, o cantor e compositor Arlindo Cruz, que, no dia 17 de março de 2017, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, desde então, ficou impossibilitado de andar, se mexer e falar.

“Estou indo para o Império Serrano no seu melhor momento. [A escola] escolheu um enredo que fala de Arlindo Cruz. Vou ter a honra de cantar pelo Império Serrano e defender a bandeira do Império Serrano, esta escola tão querida em todo o mundo do samba. Os compositores acertaram com um samba lindo, que traz uma dinâmica, uma alegria, uma vibração e o encantamento do Império Serrano. Estou muito feliz e esperando este momento”, disse Melodia à Agência Brasil.

Acostumado a empolgar o público na Marquês de Sapucaí, o intérprete já está vibrando com a saudação que vai fazer no setor 1, o mais popular do Sambódromo. “Vou entrar na avenida reverenciando o setor 1 e a Sapucaí, todos do carro de som de mãos, isso é uma meta minha, uma função que vem de longos tempos desde que comecei. Sempre gostei dessa comunicação com o público, sou muito do povo, da comunidade, da favela, de trocar essa energia”, afirmou.

“É preciso tomar muito cuidado com as emoções, porque cada passagem desse samba vai ser um choro, uma incorporação de sentimentos maravilhosos, de energias boas, de felicidade e de luta”, afirmou o cantor, lembrando o samba O Show Tem que Continuar, composto por Arlindo Cruz. “Não tem jeito. Aí é fato. Falar de Império Serrano e falar de Arlindo Cruz, o show tem que continuar com certeza,” afirmou.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), que organiza o Grupo Especial, decidiu que, no domingo, a concentração das agremiações serão na área Balança, mas Não Cai, como é chamado um prédio residencial e comercial perto do Sambódromo, e na dos Correios, também chamada assim por estar perto da sede da empresa na região central do Rio. Na primeira, vão se concentrar os integrantes do Império Serrano e na outra, os da Paraíso do Tuiuti. Segundo a Liesa, o horário de início da preparação dos componentes será informado pelas agremiações.

De acordo com a programação, os portões da Passarela do Samba serão abertos ao público às 17h, e a entrada é gratuita. Quem for assistir pode levar alimentos e bebidas para consumo próprio.

Transporte

Para atender ao público e integrantes das escolas o MetrôRio preparou um esquema de operação nas estações Central e Praça Onze, em que, nos domingos de ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí, em que o horário será estendido até a meia-noite. Nos sábados de ensaios no Sambódromo, o funcionamento do sistema será mantido, das 5h à meia-noite. De acordo com a concessionária, o objetivo é oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes.

As outras estações do sistema metroviário encerram os embarques às 23h, como ocorre aos domingos, e depois desse horário, só funcionarão para desembarque.

Até o fechamento dessa matéria, a SuperVia, responsável pelo funcionamento dos trens, não respondeu ao pedido de informações sobre o horário dos serviços nos dias de ensaio técnico.

A CCR Barcas informou que “não haverá mudança na operação” do serviço para os dias de ensaio técnico.

Programação

Série Ouro: Neste sábado, ensaiam, às 20h, Lins Imperial, às 21h, Inocentes de Belford Roxo , às 22h, Estácio de Sá. No sábado seguine (21), às 19h30, Arranco; às 20h30, Unidos da Ponte; às 21h30, Bangu e, às 22h30 , União da Ilha. No dia 28, às 19h30, União de Jacarepaguá; às 20h30, Acadêmicos de Vigário Geral; às 21h30, Unidos de Padre Miguel e, às 22h30 , Porto da Pedra.

No dia 4, primeiro sábado de fevereiro, apresentam-se, às 19h30, as escolas Em Cima da Hora; às 20h30, Império da Tijuca; às 21h30, Acadêmicos de Niterói e, às 22h30, São Clemente

Grupo Especial: No domingo (15), serão realizados os ensaios técnicos da Império Serrano, às 20h30 e da Paraíso do Tuiuti, as 22h. No domingo seguinte (22), apresentam-se, às 20h30, a Imperatriz Leopoldinense e, às 22h, a Unidos da Tijuca. No dia 29, será a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, às 20h30, e da Estação Primeira de Mangueira, às 22h. No dia 5 de fevereiro, ensaiam as escolas Acadêmicos do Salgueiro, às 20h30, e Portela, às 22h.

No dia 11 de fevereiro, haverá teste de luz e som no dia 11 e lavagem da pista, às 18h30. Às 20h30, ensaia a Unidos de Vila Isabel e, às 22h, a Unidos do Viradouro. No dia seguinte, novo teste de luz e som e ensaios técnicos da Beija-Flor de Nilópolis, às 20h30, e da Acadêmicos do Grande Rio, às 22h.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

Comentários do Facebook

Nacional

“Caminhos assistenciais” do Governo Federal liberam rodovias para garantir abastecimento do Rio Grande do Sul

Publicados

em

Prioridade é a liberação ágil de trechos essenciais para assegurar o fluxo de veículos com suprimentos, comida, oxigênio e combustível

Com mais de 400 cidades atingidas pelo alto volume de chuvas que caiu sobre o território gaúcho, o Governo Federal desenvolveu um plano emergencial para reestabelecer o fluxo viário em rotas estratégicas para assegurar o atendimento da população e impedir o desabastecimento de itens essenciais para a população do Rio Grande do Sul.

“Esses caminhos assistenciais, como estamos chamando, são para garantir salvamento e abastecimento do estado, sobretudo com oxigênio e remédio, comida e água, além da chegada de combustível, para não haver outras paralisações nesta crise e intensificarem ainda mais o sofrimento do povo gaúcho neste momento”, informou o ministro dos Transportes, Renan Filho. “É um plano de trabalho com prioridades a serem adotadas em 48 horas”.

Para isso, são usados maquinários pesados, como tratores, escavadeiras, guindastes e caminhões. Há cerca de 200 equipamentos e 600 homens atuando diretamente no estado. Em alguns pontos de rompimento de trechos de estrada, a solução é preencher as brechas com pedras para permitir a passagem dos veículos. Um dos trechos liberados é a BR 290, que liga Porto Alegre a Santa Maria e segue até a fronteira com a Argentina, por onde passa 30% do comércio internacional do país. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), de concessionárias e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) seguem no para restabelecer o fluxo viário.

“Liberamos o fluxo na BR 290. O momento é de trabalhar pela preservação da vida, reencontro das famílias e reconstrução do Rio Grande do Sul. Nesses caminhos serão permitidos transporte de alimentos, remédios, oxigênio, combustíveis, resgates e pacientes em ambulâncias”, comentou o ministro.

Já estão liberados também trechos das BRs-116/RS, entre Estância Velha a Nova Petrópolis; de Vacaria a Campestre da Serra; e de Caxias a São Marcos. Também foi restabelecido o fluxo na BR-392/RS, de Santa Maria a Caçapava do Sul, possibilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, beneficiando a região de Pelotas. Até esta quarta-feira (8/5), serão realizadas ainda as seguintes liberações: na BR-116/RS, sentido norte do estado, no trecho do Viaduto da Scharlau, e a ponte sobre o Rio dos Sinos.

 

Na BR-470, passagem liberada de Carlos Barbosa a Montenegro; na BR-386, a ponte sobre o rio Taquari, em Estrela e Lajeado também teve o fluxo retomado, assim como na BR-290, de Eldorado a Santa Maria, com construção de um bueiro. Já no caso da BR-158, de Santa Maria a Cruz Alta, o trânsito ainda ocorre com escolta, apenas para passagens de veículos emergenciais, pois há risco no trajeto. Trânsito liberado também na BR-448, a Rodovia do Parque.

Para o ministro, chama a atenção nesse desastre a amplitude, a velocidade com que as águas subiram e a demora no escoamento, o que dificulta o dimensionamento da crise e o atendimento. “A prioridade agora é salvar vidas, liberar vias para passagem de equipes de resgate e pronto socorro e, depois, pensarmos na reconstrução”, listou.

Rodovias liberadas e em processo de liberação

1 BILHÃO – Em reunião com parlamentares na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ministro ainda informou que cerca de R$ 1 bilhão serão destinados pelo Governo Federal à reconstrução de rodovias federais, além do orçamento previamente destinado ao estado de R$ 1,7 bilhão.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA