Cidades

Gracinha Caiado participa de encerramento da Copa Quilombola

Publicado

em

Organizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Copa Quilombola de futebol foi encerrada neste domingo (26/6), em Cavalcante, com a presença da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado. Após jogos emocionantes, as equipes Vão do Moleque (Cavalcante) e João Borges Vieira (Uruaçu) comemoram os títulos, respectivamente, no masculino e feminino.

Município com a maior comunidade remanescente de quilombos do Brasil, Cavalcante foi a sede do último final de semana de disputas, após seis etapas (Piracanjuba, Posse, Niquelândia, Pirenópolis, Iporá e Alto Paraíso). Evento fomentado pelo Fundo de Proteção Social (Fundo Protege), em ação do Goiás Social, projeto do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Copa Quilombola reuniu na fase final três equipes femininas e seis times no masculino.

A primeira-dama Gracinha Caiado pôde ver de perto o envolvimento das comunidades tradicionais em prol da realização da Copa. “Concluímos a realização de mais um sonho que é a copa quilombola, um torneio muito especial que foi pensado para trazer essa integração por meio do esporte e dar mais visibilidade para os talentos das nossas comunidades quilombolas de Norte a Sul de Goiás”, celebrou.

Comunidades tradicionais

Em discurso, Gracinha ainda fez uma balanço sobre as ações entregues na região e lembrou que, desde os primeiros dias de mandato, o governador Ronaldo Caiado voltou o seu olhar para as comunidades tradicionais goianas que, por muito tempo, foram negligenciadas pelo poder público. “Sabemos que ainda temos muito para avançar, mas tudo isso é para mostrar a vocês que a nossa admiração e o nosso respeito pelas comunidades quilombolas vêm acompanhados de muito diálogo e de muito trabalho. Vamos continuar ouvindo, aprendendo e trabalhando ao lado de vocês para que possamos avançar ainda mais”, completou a primeira-dama.

Da mesma forma, durante discurso, o prefeito Vilmar Kalunga, único chefe de Executivo quilombola do País, agradeceu o apoio do Governo de Goiás e do governador Ronaldo Caiado em prol das comunidades tradicionais. Para o gestor, pela primeira vez na história, o Estado conta finalmente com um governante que atua em prol dos remanescentes quilombolas, com trabalho prestado e também valorização das tradições culturais. “Nunca tivemos um governo tão atuante, que vem até nossas comunidades e faz questão de nos ouvir, como tem sido na gestão de Ronaldo Caiado. Tem nos dado uma oportunidade única, que não fica só nas promessas e sim na realidade, no trabalho de verdade”, enalteceu.

Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues destacou todo o trabalho feito ao longo da competição esportiva ao ponderar a importância da parceria entre as áreas de Esporte e Social da administração estadual. “Uma das grandes marcas do governo Caiado e, claro, da nossa querida Gracinha, é o social. De nada adianta termos estruturas, se não existir o cuidado com o ser humano. O desafio será muito grande de conseguir desenvolver um evento ainda maior e melhor, como foi a edição 2022″, elogiou o secretário.

Superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel, Roberta Wendorf falou sobre a emoção de realizar um evento tão importante que mistura esporte, cultura e tradição. “Sensação de dever cumprido. Conseguimos levar esporte e valorizar nossa cultura em todas as etapas. Sem dúvida, fica um gostinho de quero mais”, projetou.

Campeões

A equipe João Borges Vieira, de Uruaçu, foi a grande campeã feminina da Copa Quilombola. O time venceu o Goiânia Sul, de Abadia de Goiás, por 1 a 0, e com quatro pontos, terminou na primeira posição do triangular final. A decisão masculina, entre Vão do Moleque (Cavalcante) e Ana Laura (Piracanjuba), terminou empatada em 1 a 1. Nas penalidades, a equipe da casa venceu por 6 a 5.

Após defender uma penalidade, o goleiro Wellington “Amarelo”, de 28 anos, foi para a cobrança e garantiu a festa da torcida. “Dedico essa vitória à nossa comunidade Kalunga do Engenho, Vão do Moleque, que nos recebeu muito bem, e ao governador Caiado por ter proposto essa copa pra gente”, afirmou o atleta.

Os campeões regionais receberam materiais esportivos como premiação, enquanto os campeões da última etapa receberam como prêmios instrumentos musicais, como viola e berimbau, entre outros, com o objetivo de fomentar a cultura tradicional.

Fonte: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA