Nacional
EBC é líder de ranking de desempenho de empresas estatais pela 3ª vez
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu nesta sexta-feira (20) o primeiro lugar no ranking de Desempenho na Qualidade da Informação de Custos na categoria Empresas Estatais Dependentes no relatório Foco em Custos da Secretaria do Tesouro Nacional. É a terceira vez que a empresa lidera a premiação.
Responsável pela TV Brasil, a Rádio Nacional e a Agência Brasil, além de outros veículos de comunicação e gestora da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), aEBC recebeu a nota de 8,668 neste ano. Ano passado a empresa tirou 7,394. Em segundo lugar ficou a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), com 7,797, em terceiro, a Valec – Engenharia Construções e Ferrovias (S.A).
Para o diretor-presidente da EBC, Glen Valente, a empresa vem demonstrando eficiência e transparência, o que se reflete na boa colocação no ranking. “A EBC vem cumprindo seu papel de ser uma emissora pública para os brasileiros com eficiência, transparência e bom desempenho. A cada dia, nossos veículos têm relevância e os processos de gestão estruturados gerando frutos como este: mais um ano líder no Desempenho das Empresas Estatais Dependentes do Tesouro Nacional”.
Para o diretor de Administração, Finanças e Pessoas, Márcio Kazuaki, a premiação é resultado do cumprimento do papel institucional da empresa. “A aferição e apropriação adequada dos custos é poderosa ferramenta gerencial no processo decisório da empresa. As decisões acertadas propiciaram os expressivos resultados obtidos pela EBC: a TV Brasil é a 6ª no ranking do Ibope, os veiculos da EBC cada vez mais relevantes, levando programacão e informação de qualidade aos cidadãos. Esses resultados demonstram o cumprimento do relevante papel da EBC na comunicação pública do país.”
Premiação
Os rankings de desempenho são elaborados a partir de indicadores que medem qualidade da informação de custos, tais como regularidade, dispersão, personalização e economicidade. De acordo com a classificação, que posiciona a EBC à frente de outras 18 empresas públicas.
O Relatório Foco em Custos (RFC) é parte do esforço do Tesouro Nacional de oferecer à sociedade instrumentos de transparência acerca do uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública. A publicação apresenta uma visão geral dos custos do Governo Federal, bem como rankings de desempenho sobre a qualidade da informação de custos, com o objetivo de fomentar a gestão de custos pelos órgãos públicos.
Edição: Pedro Ivo de Oliveira
Nacional
Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia
Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.
Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.
Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.
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