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Mostra Arte de Toda Gente começa hoje em Belo Horizonte

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Começa hoje e vai até o dia 22 deste mês, em Belo Horizonte, a mostra Arte de Toda Gente – Bossa Criativa, com apresentações de teatro, shows e oficinas para crianças com mestres e artistas da região. As apresentações, que serão realizadas na Casa Funarte Liberdade, seguirão todos os protocolos sanitários.

A mostra faz parte das atividades do natal no Circuito Liberdade, promovidas pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto Bossa Criativa integra o programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com curadoria de sua Escola de Música.

Ações presenciais marcam a mostra nas cidades que fazem parte do roteiro definido no programa Arte de Toda Gente. A programação cultural é geralmente definida com os parceiros locais. São promovidas atividades de música, artes cênicas, artes visuais, literatura, dança e circo, de forma destacada ou combinada, estabelecendo diálogos entre si.

As apresentações incluem recursos em formato audiovisual, além de capacitação em preparação de projetos culturais e ações da economia criativa. Toda a programação poderá ser conferida aqui.

O natal no Circuito Liberdade foi aberto na terça-feira (7), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a participação do Grupo Pastorinhas, da cidade de Vespasiano, do Grupo de Caretagem, de Paracatu, a apresentação do Octeto de Vozes da Fundação Clovis Salgado e a Orquestra AMOS, da Polícia Militar de Minas Gerais.

Chapada dos Veadeiros

O projeto Bossa Criativa promove também, de hoje (10) ao dia 22, a mostra Arte de Toda Gente Chapada dos Veadeiros nas cidades goianas de Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge. A programação inclui shows com artistas da região e uma série de cursos, com destaque para o apoio à economia criativa, oficinas sobre a elaboração de projetos culturais, captação de recursos e de salvaguarda do patrimônio imaterial além do Cinefest São Jorge (veja aqui a programação)

Um dos pontos mais importantes do Bossa Criativa é o envolvimento de artistas, artesãos e outros criadores de cada lugar em que promove suas atividades, para a valorização da economia criativa, das artes e da cultura locais como um todo.

Desenvolvida em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a oficina Salvaguarda do Patrimônio Imaterial conta com a participação de especialistas do instituto e a exibição de vídeos com mestres da região.

* Com informações da Funarte, Iphan e UFRJ

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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