Geral

W3 Sul terá painéis em homenagem aos pioneiros

Publicado

em


Ele está localizado no subúrbio de Miami, na Flórida, EUA. Um cantinho particular e artístico da cidade, cheio de galerias descoladas e painéis coloridos, enfim, um verdadeiro oásis para os amantes da arte de rua. Assim é WynWood, bairro norte-americano que servirá de modelo para a criação de corredor cultural na Avenida W3 Sul. O projeto, abraçado com carinho pelo governador Ibaneis Rocha e encampado pelas secretarias de Turismo, Governo e Cultura, tem parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do DF.

O projeto do GDF para a criação de um corredor cultural na W3 Sul tem parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do DF | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“É uma alegria muito grande fazer parte desse projeto. A W3 faz parte da nossa cidade de maneira vital”, comemora a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Não é uma ação de governo isolada. Tem participação da iniciativa privada, da comunidade e da população. É um organismo vivo, que tem que trabalhar junto. O governo só não faz. É o projeto de um espaço colaborativo em que vários segmentos terão oportunidade de cuidar da W3 Sul”, resume.

“É uma alegria muito grande fazer parte desse projeto. A W3 faz parte da nossa cidade de maneira vital”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

Lideradas pela secretaria de Governo, pelo menos 12 visitas técnicas foram realizadas até o momento com a participação de integrantes do GDF e empresariado local. Basicamente, a ideia é recuperar o movimento da primeira “rua do comércio” do Plano Piloto.

Para tanto, uma das propostas em curso é a de redefinição de espaços públicos da cidade dentro do conceito de economia criativa. Ou seja, o fomento de negócios em locais simbólicos do DF, como salas de reuniões e exposições, lojas colaborativas, estúdios de fotografia e praça de alimentação, ancorados pela valorização da arte e da cultura. O modelo é uma tendência mundial, como mostra os murais multicoloridos da WynWood Walls.

“O projeto tem a ambição de, a médio e longo prazo, resgatar a vitalidade cultural e econômica da W3”, reforça a secretaria executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota. Em parceria com a iniciativa privada, um passo já foi dado na criação desse movimento que promete redesenhar a W3 Sul. São pinturas de painéis em torno da fachada e lateral dos prédios da 507 Sul, assim como do asfalto na região, homenageando ícones pioneiros da cidade.

“Acreditamos que a W3 Sul é uma das áreas de maior potencial da capital federal e é um ícone do comércio desde a fundação de Brasília. Por isso a CDL vem lutando pela revitalização do local desde 2015”Wagner Silveira Jr, presidente da CDL

Além dos artistas plásticos Athos Bulcão e Marianne Peretti, serão lembrados o arquiteto Oscar Niemeyer; o paisagista Burle Marx; e, o engenheiro estrutural, Joaquim Cardozo, o homem responsável pelos cálculos que fizeram os traços alados de Niemeyer ganharem asas na passagem de Brasília. Os primeiros artistas já foram selecionados.

“Fomos bem recebidos pelos empresários locais, apresentei a ideia do projeto e a primeira seleção de grafiteiros já foi feita, estamos para definir a data para as intervenções artísticas iniciais no local”, antecipa Vanessa Mendonça. “Acreditamos que a W3 Sul é uma das áreas de maior potencial da capital federal e é um ícone do comércio desde a fundação de Brasília. Por isso a CDL vem lutando pela revitalização do local desde 2015”, conta Wagner Silveira Jr., presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), primeiro patrocinador da iniciativa.

O local escolhido como início da repaginação da vida cultural e econômica da W3 Sul fica ao lado do Espaço Cultura Renato Russo (foto), de frente para a Praça 21 de Abril, na 707/708 Sul | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Corredor turístico-cultural

O local escolhido para o pontapé inicial de uma série de projetos que visam repaginar a vida cultural e econômica do local, com a criação de um corredor turístico-cultural, não foi aleatório. Localizado ao lado do Espaço Cultura Renato Russo – um dos principais centros de entretenimento do Plano Piloto -, na esquina da Escola Parque da 508 Sul, pertinho da quadra modelo da 308 Sul, e de frente para a Praça 21 de Abril, na 707/708 Sul, é chamado por especialistas de quadrilátero histórico da W3 Sul. Foi ali, num dos prédios da quadra 507 Sul que funcionava, por exemplo, o mítico Cine Teatro Cultura, o primeiro cinema do Plano Piloto.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, reforça a ideia de que o resgate do prédio da 507 Sul, com as primeiras artes urbanas a serem realizadas futuramente, é o ponto de partida para a criação de um projeto maior que engloba a criação de um circuito turístico-cultural com parcerias público-privado. Roteiro do qual farão parte, claro, alguns espaços culturais da região como o Cine Brasília e o Espaço Cultural Renato Russo.

* Colaborou Ana Vinhote

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA